Drama
Paciente com câncer denuncia que erro de plano em Niterói retarda tratamento
Quimioterapia foi liberada mas não pode ser feita na prática

O servidor público Alessandro dos Santos Faria, de 47 anos, denuncia que vive um verdadeiro drama para iniciar a quimioterapia para combater um câncer nos ossos. Diagnosticado com a doença há dois anos, ele afirma estar há mais de um mês tentando, sem sucesso, junto à Unimed Leste Fluminense iniciar o tratamento.
Segundo o morador de Itaboraí, o impasse envolve informações desencontradas entre o plano de saúde e as unidades hospitalares, com orientações conflitantes sobre em qual clínica deve começar, de fato, a quimioterapia.
“Sou paciente oncológico e venho enfrentando uma situação extremamente humilhante e angustiante com a Unimed. Apesar de pagar meu plano em dia, estou tentando obter a liberação para o tratamento sem conseguir”, desabafa Alessandro, que revela já sofrer com lesões ósseas, dores intensas e agravamento da anemia.
De acordo com Alessandro, pedido para início da quimioterapia foi feito em 18 de março mas, desde então, estaria colecionando idas e vindas à loja de atendimento da Unimed, no Centro de Niterói, sem a solução do problema.
"Já perdi as contas de quantas vezes estive lá. Tenho a assinatura do consultório para começar e recebi até um e-mail da própria Unimed confirmando a autorização para fazer o tratamento em uma clínica, em Icaraí", conta.
Entretanto, ao entrar em contato com a unidade, segundo Alessandro, ele foi informado de um prazo de 13 a 21 dias para liberação, mesmo já estando autorizado. Mais confusão se soma ao impasse quando, no contato com a central da Unimed, Alessandro conta que foi informado de que sua quimioterapia estaria liberada para outra unidade, em Itaipu, onde ele já havia realizado exames anteriormente.
Estou no meio de um tiroteio. A Unimed fala uma coisa, o hospital diz outra. Já mandei todos os exames, ressonância, biópsia. A doença agride os ossos, e a cada dia sem tratamento minha saúde só piora. Preciso do tratamento.
O que diz o plano de saúde
A Unimed Leste Fluminense informou que a situação já foi regularizada. "Já recepcionamos o pedido e foi autorizado na data de hoje", disse a empresa em nota.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!