50 anos

Ponte é 'levada' para áreas de lazer da Zona Sul de Niterói

Estrutura como cartão-postal foi pintada por artistas locais

Entre os locais que receberam a intervenção artística, a Praça do Rádio Amador
Entre os locais que receberam a intervenção artística, a Praça do Rádio Amador |  Foto: Divulgação /André Cyriaco

A Ecoponte, em parceria com a Prefeitura de Niterói, uniu arte e responsabilidade social e desenhou um novo cenário urbano na cidade de Niterói. Ainda em comemoração aos 50 anos da Ponte Rio-Niterói, celebrado em março deste ano, a concessionária levou a Ponte para as ruas e quem passar pelo Campo de São Bento, Praia de Icaraí e Praça do Rádio Amador, em São Francisco, vai se deparar com estruturas em formato do cartão-postal pintadas por artistas locais.

Além do olhar sensível de levar a imagem da Ponte Rio-Niterói para locais onde as pessoas possam interagir, um dos objetivos é também destacar os temas que são de extrema relevância para a concessionária, como Diversidade, Equidade e Inclusão, ESG (compromissos ambientais, sociais e de governança) e Segurança Viária e Mobilidade Urbana. Cada estrutura remete a um dos temas e as pinturas foram feitas exclusivamente para a ocasião.

Confira abaixo quem são os artistas que trouxeram vida às estruturas: 

Aila Ailita 

Professora e participante de grandes projetos com graffiti e educação na Fundação Municipal de Educação de Niterói. Além disso, participou do projeto Cidade Ilustrada da Prefeitura de São Gonçalo e participou do projeto Cores do Brasil da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Iori 

Grafiteiro da cena urbana de Niterói que mescla tradição folclórica com expressão artística contemporânea. Com um legado que já dura 27 anos, trabalha em projetos sociais e voluntários envolvendo crianças de periferias e comunidades, com a intenção de levar alegria para os espaços.

Instituto Teatro Novo

Organização sem fins lucrativos dedicada à realização de ações socioculturais para pessoas com deficiência, visando a inclusão, cidadania, empoderamento, anticapacitismo e bem-estar. A peça foi pintada por jovens do projeto de artes visuais Arte & Vida, que oferece aulas de pintura em tela e aquarela para pessoas com deficiência, em sua maioria com Síndrome de Down, e que existe há 20 anos na cidade de Niterói.

< Estado poderá ser obrigado a realizar melhorias nas DPs de Niterói Niterói amplia público-alvo para vacinação contra a covid-19 <