Tricampeã
Presidente de honra da Viradouro: 'Maravilhosamente bem'
Marcelo Calil destacou o fato da agremiação ter gabaritado
Grande campeã do Grupo Especial, com 270 pontos, a Viradouro arrancou choros da comunidade ao conquistar o terceiro título do Carnaval Carioca nesta quarta-feira (14).
Mais de 300 pessoas se reuniram na quadra da escola, que fica no Barreto, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. O presidente de honra, Marcelo Calil, afirmou estar "maravilhosamente bem".
“Eu estava aqui no título de 2020, foi tão emocionante quanto. Eu amo a Viradouro, não tem jeito”, disse emocionada a aposentada Regina Cortes.
Leia+: Viradouro vai se apresentar no Camarote Mar no Sábado das Campeãs
Leia+: Veja a pontuação de cada escola de samba do Grupo Especial
Leia+: Pra vitória da Viradouro! Niterói é campeã do carnaval
A vermelho e branca chegou a ficar empatada com a Grande Rio ao longo da apuração, mas se saiu melhor que a escola de Duque de Caxias em outros quesitos. Imperatriz teve 269,3 pontos e Grande Rio contabilizou 269,2 pontos.
“Sempre vão tentar apagar nossa luz, mas isso aqui é Viradouro, isso aqui é resistência”, decretou o torcedor Antônio Gomes, de 69 anos.
Troféu
O troféu chegou na quadra por volta das 19h, e foi erguido pelo diretor executivo e antigo presidente da escola, Marcelinho Calil; ao lado do pai, Marcelo Calil, presidente de honra da Viradouro. Aos gritos de “Tricampeão”, os torcedores foram a loucura.
Eu me sinto maravilhosamente bem. É com muita satisfação que a gente vem aqui agradecer essa comunidade. A gente trabalha forte, enfrentamos muitas dificuldades, mas o final é isso. Estávamos um décimo engasgado, vocês nos deram sete décimos. Foi um Carnaval que a gente gabaritou! Isso mostra que essa escola é muito forte
“Meu filho vai nascer campeão. Só tenho a agradecer todo mundo que fez isso acontecer. Todo mundo correndo para o mesmo lado”, finalizou o diretor executivo.
Enredo
Em um desfile de arrancar suspiros, a agremiação levou para a Sapucaí o enredo 'Arroboboi, Dangbé', assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, que retrata a energia do culto ao vodum serpente, uma força que se manifestou desde épicas batalhas na Costa ocidental da África e que influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé.
A escola literalmente brilhou na avenida, usando os recursos especiais de iluminação da Marquês de Sapucaí, com fantasias que tinham cores em tons neon.
A comissão de frente, assinada pelos coreógrafos Rodrigo Negri e Priscilla Mota deu o que falar! Com uma dança bem ensaiada e duas cobras, a apresentação arrancou suspiros de quem contemplava dos camarotes e arquibancadas.
Polêmica
Mais cedo, as escolas de samba do Grupo Especial se uniram para alegar uma suposta violação de uma regra pela Unidos do Viradouro.
Todos os recursos foram aceitos e serão analisados e respondidos nesta quinta (15), segundo a Liesa. Apesar disso, a agremiação de Niterói não corre risco de perder o título.
De acordo com a argumentação, as escolas de samba não podem mostrar acima de 15 componentes ao mesmo tempo na comissão de frente, determinada pelo regulamento da Liesa.
O regulamento permite o número superior desse limite, desde que os integrantes se alternem durante a apresentação, ou seja, somente 15 em momentos distintos.
A Grande Rio e a Imperatriz, que também possuem grandes chances de ganhar, estariam à frente da alegação sobre a quebra de regra pela Viradouro. A vermelho e branco ainda não emitiu nota oficial sobre o caso.
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Perlingeiro, confirmou ter recebido pedido de punição à Viradouro de quatro agremiações.
"Quatro agremiações ingressaram com recurso para que houvesse para Unidos do Viradouro na comissão de frente. Todos os recursos foram aceitos e serão analisados e respondidos amanhã [quinta-feira], na sede da Liesa, quando faremos reunião com as seis agremiações que voltarão ao domingo de carnaval", pontuou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!