Logo Enfoco


    Tricampeã

    Presidente de honra da Viradouro: 'Maravilhosamente bem'

    Marcelo Calil destacou o fato da agremiação ter gabaritado

    Publicado 14/02/2024 às 20:10 | Autor: Manuela Carvalho
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Mais de 300 pessoas se reuniram na quadra da escola, que fica no Barreto, em Niterói
    Mais de 300 pessoas se reuniram na quadra da escola, que fica no Barreto, em Niterói |  Foto: Péricles Cutrim

    Grande campeã do Grupo Especial, com 270 pontos, a Viradouro arrancou choros da comunidade ao conquistar o terceiro título do Carnaval Carioca nesta quarta-feira (14).

    Mais de 300 pessoas se reuniram na quadra da escola, que fica no Barreto, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. O presidente de honra, Marcelo Calil, afirmou estar "maravilhosamente bem".

    “Eu estava aqui no título de 2020, foi tão emocionante quanto. Eu amo a Viradouro, não tem jeito”, disse emocionada a aposentada Regina Cortes.

    Leia+: Viradouro vai se apresentar no Camarote Mar no Sábado das Campeãs

    Leia+: Veja a pontuação de cada escola de samba do Grupo Especial

    Leia+: Pra vitória da Viradouro! Niterói é campeã do carnaval

    A vermelho e branca chegou a ficar empatada com a Grande Rio ao longo da apuração, mas se saiu melhor que a escola de Duque de Caxias em outros quesitos. Imperatriz teve 269,3 pontos e Grande Rio contabilizou 269,2 pontos.

    “Sempre vão tentar apagar nossa luz, mas isso aqui é Viradouro, isso aqui é resistência”, decretou o torcedor Antônio Gomes, de 69 anos.

    Troféu

    O troféu chegou na quadra por volta das 19h, e foi erguido pelo diretor executivo e antigo presidente da escola, Marcelinho Calil; ao lado do pai, Marcelo Calil, presidente de honra da Viradouro. Aos gritos de “Tricampeão”, os torcedores foram a loucura.

    Aspas da citação
    Eu me sinto maravilhosamente bem. É com muita satisfação que a gente vem aqui agradecer essa comunidade. A gente trabalha forte, enfrentamos muitas dificuldades, mas o final é isso. Estávamos um décimo engasgado, vocês nos deram sete décimos. Foi um Carnaval que a gente gabaritou! Isso mostra que essa escola é muito forte
    Marcelo Calil presidente de honra da Viradouro
    Aspas da citação

    “Meu filho vai nascer campeão. Só tenho a agradecer todo mundo que fez isso acontecer. Todo mundo correndo para o mesmo lado”, finalizou o diretor executivo.

    Enredo

    Em um desfile de arrancar suspiros, a agremiação levou para a Sapucaí o enredo 'Arroboboi, Dangbé', assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, que retrata a energia do culto ao vodum serpente, uma força que se manifestou desde épicas batalhas na Costa ocidental da África e que influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé.

    A escola literalmente brilhou na avenida, usando os recursos especiais de iluminação da Marquês de Sapucaí, com fantasias que tinham cores em tons neon.

    A comissão de frente, assinada pelos coreógrafos Rodrigo Negri e Priscilla Mota deu o que falar! Com uma dança bem ensaiada e duas cobras, a apresentação arrancou suspiros de quem contemplava dos camarotes e arquibancadas.

    Polêmica

    Mais cedo, as escolas de samba do Grupo Especial se uniram para alegar uma suposta violação de uma regra pela Unidos do Viradouro.

    Todos os recursos foram aceitos e serão analisados e respondidos nesta quinta (15), segundo a Liesa. Apesar disso, a agremiação de Niterói não corre risco de perder o título. 

    De acordo com a argumentação, as escolas de samba não podem mostrar acima de 15 componentes ao mesmo tempo na comissão de frente, determinada pelo regulamento da Liesa.

    O regulamento permite o número superior desse limite, desde que os integrantes se alternem durante a apresentação, ou seja, somente 15 em momentos distintos.

    A Grande Rio e a Imperatriz, que também possuem grandes chances de ganhar, estariam à frente da alegação sobre a quebra de regra pela Viradouro. A vermelho e branco ainda não emitiu nota oficial sobre o caso.

    O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Perlingeiro, confirmou ter recebido pedido de punição à Viradouro de quatro agremiações.

    "Quatro agremiações ingressaram com recurso para que houvesse para Unidos do Viradouro na comissão de frente. Todos os recursos foram aceitos e serão analisados e respondidos amanhã [quinta-feira], na sede da Liesa, quando faremos reunião com as seis agremiações que voltarão ao domingo de carnaval", pontuou.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Valéria Valenssa é criticada por comunidade cristã após desfilar

    Próximo artigo
    >

    Mesmo se for punida, Viradouro não perde título; entenda

    Relacionados em Niterói