Preocupação

Ratatouille? Infestação de ratos assusta em Icaraí, Niterói; vídeo

Imagens dos roedores viralizaram nas redes sociais

Moradores estão preocupados com infestação de ratos
Moradores estão preocupados com infestação de ratos |  Foto: Reprodução

A infestação de ratos em via pública de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, tem assustado os moradores do bairro, que denunciam o problema recorrente na região. Vídeo que viralizou nas redes sociais, nesta terça-feira (2), mostra a situação. 

Segundo relatos, a infestação ocorre na Rua General Pereira da Silva, na altura do número 181, onde há um galpão abandonado. A gravação, feita no local, preocupou ainda mais os residentes. 

Rosemary Batista comenta sobre o problema com os roedores
Rosemary Batista comenta sobre o problema com os roedores |  Foto: Péricles Cutrim

A aposentada Rosemary Batista, de 66 anos, que mora no prédio em frente ao local onde o vídeo foi gravado, diz que um rato entrou no ralo da casa dela.

"Não é a primeira vez que enfrentamos esse problema. Nesta terça mesmo, um rato entrou no ralo da minha casa. Moro nesta rua há dois anos e meio e já precisei realizar dedetizações anteriormente. No entanto, ultimamente, a frequência de ratos tem aumentado significativamente. Tenho avistado muitos mais do que antes", compartilhou Batista. 

A médica Ívila Martins acredita que é um problema de saúde pública
A médica Ívila Martins acredita que é um problema de saúde pública |  Foto: Péricles Cutrim

Outra moradora do prédio, a médica Ívila Martins, de 35 anos, também tem enfrentado o mesmo problema. Ela mora no bairro há mais de 20 anos e tem notado o aumento de ratos em via pública, especialmente neste trecho da Rua General Pereira da Silva.

A infestação ocorre na Rua General Pereira da Silva
A infestação ocorre na Rua General Pereira da Silva |  Foto: Péricles Cutrim
É uma questão de saúde pública Ívila Martins, moradora

"A queixa é pertinente. Em frente à minha casa, por exemplo, já encontrei ratos mortos. Esse problema é recorrente. O lixo é jogado na rua e fica espalhado, o que agrava a situação. Há muitos restaurantes e comércios nas proximidades, e frequentemente vemos grandes ratos correndo pela área. É uma questão de saúde pública", enfatizou a profissional de saúde. 

O que diz a Prefeitura de Niterói 

A Prefeitura de Niterói informou, em nota, como atua a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Sanitária, nestes casos e como a população pode denunciar. 

"O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza um trabalho periódico de desratização em bueiros, praças e locais de grande circulação de pessoas, considerando que o roedor é transmissor de doenças. Além de realizar a desratização, os agentes fazem ação educativa com a população para evitar a proliferação dos ratos. Uma equipe do CCZ irá ao local para vistoria. Para denúncia de roedores em via pública, casas abandonadas, terrenos baldios, etc, o cidadão pode entrar em contato com o CCZ pelo telefones 99639-4251, 96955-7745 ou e-mail [email protected], além do aplicativo Colab. Caso a denúncia de roedores seja em estabelecimentos comerciais, como supermercado, padarias, restaurantes, clínicas, a denúncia deve ser feita à Vigilância Sanitária por meio do aplicativo colab, pelo e-mail [email protected] ou o telefone 96955-1295.

< PF acaba com esquema milionário em Cachoeiras de Macacu Tragédia em motel de SG: falta de câmeras pode tardar investigações <