Riscos
'Rolezinho' em Niterói termina com detidos e motos apreendidas
Oito motociclistas foram flagrados praticando as manobras
Dois homens foram detidos no bairro de Neves, em São Gonçalo, após serem flagrados em um "rolezinho de moto", que ocorreu na Alameda São Boaventura, no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, na madrugada desta quinta-feira (7).
Outros seis condutores participavam da prática, mas não foram alcançados após ordem de parada ordenada por agentes da Operação Segurança Presente. A dupla capturada conduzia veículos sem placa de identificação e com a placa coberta, de acordo com a polícia.
Um grupo de motociclistas estava se organizando para realizar o "rolezinho" durante a madrugada desta quinta. A prática foi divulgada nas redes sociais e recolhida pelo Serviço de Inteligência da Coordenação do Programa Segurança Presente.
Após o levantamento das informações, foi instaurada uma operação para intensificar a abordagem a motocicletas envolvidas no evento.
Os condutores envolvidos no "rolezinho" podem responder por algumas infrações, em casos de empinamento de moto, barulho excessivo, manobras perigosas, disputa de corrida, e pilotagem de veículos sem placa.
Conforme a ocorrência, os agentes encontraram cerca de oito motociclistas por volta de 1h, na Alameda São Boaventura, no Fonseca, em Niterói. Ao receberem ordem de parada, os condutores fugiram sentido Barreto, mas duas das motocicletas foram alcançadas no bairro de Neves, em São Gonçalo, em frente a um posto de gasolina.
Um homem, de 25 anos, conduzia uma motocicleta com a placa coberta. A prática é considerada crime pelo art. 311 do Código Penal, e pode resultar em prisão com reclusão de três a seis anos.
O outro condutor envolvido, de 21 anos, pilotava uma moto sem placa de identificação. Os dois foram conduzidos juntamente das motocicletas à 73ª DP (Neves), onde um suspeito ficou detido e outro vai responder em liberdade.
Evento divulgado
Embora ainda não seja uma prática que dispõe de penalidade estabelecida no Código Penal, os "rolezinhos" são eventos que podem ocasionar infrações de trânsito que resultam em remoção do veículo, suspensão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa.
Os envolvidos anunciaram o evento nas redes sociais. Em uma das postagens, o grupo divulga os condutores que iriam participar e o horário de início e concentração. O caso foi registrado na 73ª DP (Neves). Veja abaixo:
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!