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    Mais higiene

    Saiba como denunciar ratos e insetos em mercados de Niterói

    Prefeitura informou os canais de fiscalização da cidade

    Publicado 06/06/2024 às 20:50 | Autor: Lucas Luciano
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    Ao receber as denúncias, as vistorias são incluídas no cronograma da fiscalização
    Ao receber as denúncias, as vistorias são incluídas no cronograma da fiscalização |  Foto: Reprodução

    Após a presença de um rato no mercado Uni Atacadista, em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, a atenção da população para a higiene e segurança sanitária nos estabelecimentos comerciais aumentou. Diante disso, o ENFOCO destaca os principais canais para denunciar a presença de roedores, insetos e condições insalubres em mercados da cidade.

    Segundo informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, diversos meios estão disponíveis para a população denunciar situações de risco à saúde pública, a fim de solicitar vistorias em estabelecimentos, ações de desratização e focos de dengue. Entre eles, estão o Colab.re, o Disque-Dengue e o e-mail do Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária.

    Empresas sujeitas a multas

    Ao receber as solicitações, as vistorias são incluídas no cronograma de atividades de fiscalização da Vigilância Sanitária ou do Centro de Controle de Zoonoses. E, segundo a Secretaria, em caso de evidência de irregularidade, o estabelecimento pode ser multado, receber auto de infração, orientação da equipe, entre outros. No caso de focos de dengue, roedores e outras zoonoses, a equipe realiza a ação de combate aos focos com ação educativa.

    Para efetuar uma denúncia sobre a presença de roedores, insetos, condições insalubres ou produtos vencidos em estabelecimentos comerciais, como supermercados, padarias, restaurantes e clínicas, também existe um canal. Os consumidores podem utilizar o aplicativo Colab, enviar um e-mail ou ligar para o telefone 96955-1295. O e-mail é [email protected].

    Outras situações

    Já para problemas em via pública, casas abandonadas e terrenos baldios, que possuem roedores, focos de dengue e insetos, existe outra ferramenta. Os cidadãos podem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones 99639-4251 e 96955-7745, pelo Disque-Dengue 96955-0746, ou pelo e-mail [email protected], além do aplicativo Colab.

    Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde também destacou o trabalho de fiscalização realizado no munícipio.

    Aspas da citação
    Os agentes fazem ações educativas para a população e proprietários de comércios.
    Secretaria Municipal de Saúde comunicado.
    Aspas da citação

    "Vale ressaltar que o trabalho de fiscalização de estabelecimentos comerciais e ações de dengue, desratização e outras, é realizado periodicamente durante todo o ano pelas equipes destes setores. Os agentes também fazem ações educativas para a população e proprietários de comércios", concluiu.

    O caso

    Nesta terça-feira (4), um vídeo gravado pelo influenciador Tatão Art, mostrando um cliente chutando um rato dentro do mercado Uni Atacadista, em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, viralizou nas redes sociais. O animal acabou morto, e o caso gerou grande repercussão.

    No vídeo, o influenciador e seu amigo são surpreendidos ao ver um rato andando em um dos corredores do mercado. O roedor se esconde debaixo de um palete, mas sua tentativa de escapar não dura muito. Um segundo cliente, amigo do que está gravando, decide chutar o rato, lançando-o a metros de altura. Em outro registro, o animal é visto morto no chão.

    Na tarde desta quarta (4), uma equipe do ENFOCO foi ao local e constatou fezes de rato no interior da loja, que também passava por um limpeza. O gerente da loja identificou inicialmente que o estabelecimento é o mesmo onde foi gravado o vídeo, no entanto depois negou. O funcionário ainda disse que o mercado passou por vistorias da Vigilância Sanitária.

    Em nota ao ENFOCO, o mercado não admitiu mas não negou a presença do rato na loja. O estabelecimento chegou a falar em "montagem" do vídeo. Nesta quinta (6), a reportagem fez novo contato para saber se o mercado confirmava o caso e quais medidas haviam sido tomadas para evitar outras situações semelhantes mas a ''marca'' não se pronunciou sobre o caso até a postagem desta reportagem. 

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