Curiosidade

Saiba o que tem dentro de prédio 'diferentão' no Centro de Niterói

ENFOCO descobriu que aeroviários inauguraram construção

Torre de elevador do Condomínio das Vivendas Ícaro I
Torre de elevador do Condomínio das Vivendas Ícaro I |  Foto: Péricles Cutrim

Diferente de todos, o prédio fino que se destaca em meio a imponentes apartamentos na Avenida Marquês de Paraná, 51, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, abriga apenas uma torre de elevador, com 12 andares, responsável por levar os moradores ao interior de um amplo condomínio residencial.

A construção tem cerca de quatro décadas, sendo feita por incentivo da Cooperativa dos Aeroviários, por volta de 1984, segundo a atual administração. No local, ainda moram ex-trabalhadores da Varig, a primeira companhia aérea do Brasil. Eles foram os primeiro residentes.

É uma passarela, na saída da torre, que leva os cerca de 1,5 mil moradores do Condomínio das Vivendas Ícaro I, aos quatro blocos e 416 apartamentos do empreendimento. Cada prédio tem 14 andares.

Há salão de festas, quadra poliesportiva, e área kids. Até um mini-mercado, prestes a funcionar 24 horas, pode ser encontrado.

Elevador leva até a passarela, que dá acesso aos quatro blocos do condomínio
Elevador leva até a passarela, que dá acesso aos quatro blocos do condomínio |  Foto: Péricles Cutrim

"Tudo isso aqui era do pessoal da Varig. De uma Cooperativa dos Aeroviários. A Varig depois veio a falir, mas o prédio foi construído para os aeroviários. Nós temos muitos aposentados, já com bastante idade, outros já faleceram. Mas todos que compraram, na época, eram da Varig. Eles moravam aqui porque ficavam próximos dos aeroportos. Aí muitos depois foram vendendo, falecendo, mas ainda temos muitos aí", explica a síndica Suelen Bastos, de 46 anos.

Espaço tem ampla área de lazer para adultos e crianças
Espaço tem ampla área de lazer para adultos e crianças |  Foto: Péricles Cutrim

Curiosidade

Morando no condomínio há 22 anos, Suelen diz que a curiosa torre serve para facilitar o acesso. São duas entradas: uma de pedestres, e outra de veículos - sendo o segundo, pelo Bairro de Fátima, através da rua Machado de Assis.

"A torre na Marquês do Paraná é pra facilitar. Porque a entrada do Bairro de Fátima ela é um pouco alta. E, então, alguns moradores tinham muitas dificuldades. O projeto foi feito pela própria construtora. A torre é só a entrada mesmo de elevador. Tem a portaria embaixo, que traz até a passarela, que dá acesso aos blocos. Todo mundo que chega vai direto para o 12º andar. Isolamos os demais andares, porque dá na escada, que é aberta apenas se der problema no elevador", conta Suelen Bastos.

Condomínio tem quatro blocos; os prédios têm 14 andares, cada
Condomínio tem quatro blocos; os prédios têm 14 andares, cada |  Foto: Péricles Cutrim

A torre fica em frente à sede do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, a poucos metros de distância do Mergulhão Ângela Fernandes, que dá acesso ao bairro de Icaraí, na Zona Sul da cidade.

< Felipe Melo exibe anel com referências à Libertadores: 'presente' Capa do dia - 26/12/2023 <