Logo Enfoco


    Caos

    Sem luz há dois dias, moradores sofrem em Niterói

    Problema acontece em rua no Fonseca, Zona Norte da cidade

    Publicado 20/12/2024 às 15:10 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Por conta da falta de energia, portão automático só pode ser aberto de forma manual
    Por conta da falta de energia, portão automático só pode ser aberto de forma manual |  Foto: Lucas Alvarenga

    Mais de 50 famílias que vivem da Rua Manoel Cristã, no Fonseca, Zona Norte de Niterói, estão enfrentando um grande transtorno desde a última quarta-feira (18), quando um transformador estourou, deixando o local sem energia elétrica.

    Moradores relatam que a falta de luz  está trazendo sérios problemas, especialmente para idosos e uma pessoa acamada que residem no condomínio. Caso da Elizabeth Mitrano Lasmar, de 76 anos, explicou que já é a terceira vez que a região enfrenta um longo período sem energia.

    Elizabeth Mitrano Lasmar, de 76 anos, conta que o problema acontece pela terceira vez
    Elizabeth Mitrano Lasmar, de 76 anos, conta que o problema acontece pela terceira vez |  Foto: Lucas Alvarenga

    "No meu caso, as coisas geladas eu estou colocando na casa da minha filha. Agora estou vendo o que vou fazer. Se não voltar hoje (sexta), eu vou para a casa da minha irmã, em Piratininga, pois vai acabar a água e não tem energia para ligar a bomba e colocar água na cisterna", relatou.

    A moradora também contou que registrou cerca de 10 ligações para a concessionária de energia Enel, mas até o momento o problema não foi resolvido. "Acho um absurdo isso", desabafou Elizabeth.

    O problema não afeta apenas os moradores, mas também comerciantes da região, como a confeiteira Julia Veneza, que teve que interromper toda a produção devido à falta de energia.

    "Tinha planejamento para este final de ano, mas a minha produção está parada. Para uma confeitaria, em uma campanha, com metas e com clientes esperando, é bem difícil ter que negar um pedido", lamentou.

    A confeiteira Julia Veneza teve que parar as produções
    A confeiteira Julia Veneza teve que parar as produções |  Foto: Lucas Alvarenga

    A situação também está afetando a rotina de outros moradores. A fisioterapeuta Erika Guimarães, que sofre de intolerância à lactose e ao glúten, teve dificuldades em preparar suas refeições em casa.

    "Hoje (sexta), por exemplo, tenho que sair para trabalhar daqui a pouco. E isso tudo afeta toda minha rotina. À noite, a gente não enxerga, ficamos à base de vela. Eu mesma faço minha comida e, com isso, causa problema para mim", contou Erika.

    A fisioterapeuta Erika Guimarães está com dificuldades para preparar suas refeições em casa
    A fisioterapeuta Erika Guimarães está com dificuldades para preparar suas refeições em casa |  Foto: Lucas Alvarenga

    Os moradores relataram ainda que chegaram a abordar uma equipe terceirizada da Enel que trafegava pela Alameda São Boaventura sem sucesso para solução do problema.

    A Enel informou, antes da publicação da reportagem, que uma equipe já estava se direcionando ao local para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados. Após a publicação, a empresa disse que normalizou o fornecimento para os moradores da via.

    "A distribuidora reitera que tem apenas um chamado de falta de energia na localidade, registrado na noite de ontem (19). O serviço foi normalizado esta manhã (sexta), logo após as 7h", disse a empresa em nota. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Niterói