Logo Enfoco


    Retomada parcial

    Shopping em Icaraí volta a funcionar após fachada desabar

    Entrada está sendo realizada por edifício que fica ao lado

    Publicado 17/07/2024 às 18:09 | Atualizado em 18/07/2024 às 12:14 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Acesso ao centro comercial está funcionando pelo edifício Emmanuel Filho
    Acesso ao centro comercial está funcionando pelo edifício Emmanuel Filho |  Foto: Quintanilha Filho

    O Centro Comercial Icaraí, popularmente conhecido como “Shopping das Galinhas”, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, voltou a funcionar parcialmente após 10 dias do desabamento de uma parte da fachada do 4º andar do estabelecimento. O ENFOCO foi até o local e conversou com lojistas na tarde desta quarta-feira (17).

    Apesar de já ter voltado parcialmente, obras ainda estão sendo realizadas no local. Por conta disso, tapumes foram mantidos, e a entrada está sendo realizada pelo Edifício Emmanuel Filho, que fica ao lado, e onde há uma placa com a inscrição “Acesso Sobreloja”, 

    Leia +: Lojistas de shopping que desabou em Icaraí pedem socorro

    Tapumes permanecem na entrada devido às obras na fachada
    Tapumes permanecem na entrada devido às obras na fachada |  Foto: Quintanilha Filho

    Na última segunda (15), lojistas cobraram mais agilidade na retirada dos escombros para o retorno às atividades do centro comercial, que tem 85 lojas. 

    O que se via no local, nesta quarta, eram muitos comerciantes reabrindo e limpando suas lojas para voltar às atividades. Uma manicure, que não quis ser identificada, afirmou que a reabertura do prédio comercial foi fundamental. 

    “Depois de mais de uma semana, podemos, enfim, voltar as nossas atividades. Foram dias muito difíceis, sem receber dinheiro, pensando em como ia ser para pagar as contas porque dependemos disso. Tenho fé em Deus que agora tudo vai voltar ao normal”, contou.

    A reforma no 4º andar, cuja fachada desabou no último dia 7, acontece há cerca de nove dias, segundo os comerciantes que têm lojas no prédio. Foi possível ver funcionários trabalhando no local, na tarde desta quarta. 

    Em contato com o ENFOCO, por nota, o síndico do prédio, Felipe Fazer, comemorou o retorno das atividades.

    “Hoje é um dia de muita alegria para nós comerciantes. É um momento de recomeço. E é importante frisar para a sociedade de que não houve nada grave aqui no Centro Comercial Icaraí, nenhum abalo na estrutura, e que podemos retomar os nossos trabalhos com tranquilidade”, afirmou.

    O que diz a prefeitura

    Segundo a Prefeitura de Niterói, nesta quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia autorizou o funcionamento das lojas do Complexo Comercial de Icaraí. Entretanto, a parte externa, que fica em frente ao imóvel, continuará interditada até o responsável pelo prédio concluir a limpeza da obra e a retirada de escombros.

    "Atualmente, lojistas e clientes usam a lateral para acessar o prédio. A previsão é de que esse procedimento acabe até o final de semana. Além disso, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade intimou o responsável, por estar realizando uma obra clandestina, a interromper imediatamente as intervenções e a pagar uma multa por conta dos danos causados."

    Relembre o caso

    Parte da fachada de uma academia, localizada no 4° andar do Centro Comercial Icaraí, popularmente conhecido "Shopping das Galinhas", localizado na Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, desabou, na madrugada do dia 7 de julho. Felizmente não houve feridos, mas carros que estavam na calçada foram danificados.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Acidente entre moto e carro para trânsito na RJ-104, sentido SG

    Próximo artigo
    >

    Pais de autistas protestam contra plano em Niterói: 'Descaso'

    Relacionados em Niterói