Solidariedade

Show de Sorriso Maroto arrecada 4 toneladas de alimentos em Niterói

Doações foram distribuídas pela prefeitura a 44 instituições

Niterói Solidária distribuiu doações recolhidas em show do Sorriso Maroto
Niterói Solidária distribuiu doações recolhidas em show do Sorriso Maroto |  Foto: Quintanilha Filho

O show do grupo Sorriso Maroto, realizado no Caminho Niemeyer no último dia 16, no centro de Niterói, arrecadou quatro toneladas de alimentos para o programa "Niterói Solidária", de acordo com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Essa foi a maior doação já registrada na cidade, segundo a Pasta. A entrega dos alimentos aconteceu nesta quinta-feira (27) no Horto do Fonseca, Zona Norte da cidade, e contou com a presença da primeira-dama Christa Vogel Grael.

O programa Niterói Solidária, coordenado voluntariamente pela esposa do prefeito Axel Grael e gerido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, é uma iniciativa que visa apoiar instituições sociais através da arrecadação de alimentos.

Leia +: Sorriso Maroto se apresenta em Niterói com arrecadação solidária

"Ficamos muito felizes quando conseguimos arrecadar tanto quanto foi no último evento. Queremos continuar fazendo isso", destacou a primeira-dama.

Ao todo foram arrecadados quatro toneladas de alimentos
Ao todo foram arrecadados quatro toneladas de alimentos |  Foto: Divulgação

A solidariedade do povo de Niterói se destacou especialmente durante a pandemia, quando muitas pessoas levaram doações ao se vacinarem, de acordo com Christa Vogel.

"Não temos mais esse momento das vacinas. Então temos que criar outras formas para que esses alimentos cheguem às pessoas que precisam", explicou a primeira-dama.

Já a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania Elana Costa ressaltou a importância do evento e o impacto positivo das doações.

Tivemos uma arrecadação recorde, e as instituições que estão recebendo os alimentos são as credenciadas no Niterói Solidária Elana Costa, secretária municipal de direitos humanos e cidadania
Secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania fala sobre doações arrecadadas
Secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania fala sobre doações arrecadadas |  Foto: Quintanilha Filho

"Na última sexta (21), 12 instituições fizeram as primeiras retiradas e, nesta quinta, estamos entregando para 21 instituições. Em breve, pretendemos fazer um terceiro bloco com a entrega para as demais instituições", completou a secretária.

Como fazer doações 

Christa Grael enfatizou a importância da solidariedade e da participação comunitária na continuidade das doações. Além dos eventos grandes organizados pela cidade, os moradores também podem contribuir. Festas juninas, aniversários e outros eventos pessoais podem se transformar em oportunidades para recolher alimentos e doá-los às instituições que necessitam, a população só precisa entrar em contato com a Secretaria responsável e assim pegar as informações necessárias.

Sabemos que há uma demanda muito grande das instituições. Elas esperam muito que a gente possa doar para elas, e esperamos então receber essas doações. Esses eventos grandes na cidade ajudam, mas os moradores também podem contribuir. Qualquer evento, como uma festa junina ou até um aniversário, pode se transformar em uma oportunidade para recolher alimentos e doá-los. Christa Grael, primeira-dama

Além disso, Elana destacou os planos futuros da Secretaria. "Nossa intenção é estreitar laços com outros equipamentos culturais da cidade, mesmo que não sejam doações gigantescas, mas que sejam feitas com mais frequência".

Primeira-dama de Niterói, Christa Grael, fala da importândia da participação dos niteroienses
Primeira-dama de Niterói, Christa Grael, fala da importândia da participação dos niteroienses |  Foto: Quintanilha Filho

O programa Niterói Solidária tem crescido significativamente. "No primeiro ano, tínhamos apenas 16 instituições, hoje temos 44. Ficamos muito felizes em poder ajudar porque elas ajudam outras pessoas. Como o poder público não tem condições de estar em todos os lugares, essas instituições são parceiras do poder público. É justo que o poder público faça esse trabalho de estimular a população e encontrar esses eventos", concluiu Christa Grael.

Os alimentos arrecadados no evento foram divididos entre o banco de alimentos da Secretaria de Assistência Social e o Niterói Solidária, garantindo que a ajuda chegue a um número maior de beneficiados.

< Treinador de time paulista dá OK para contratar Gabigol; entenda Kéfera tem forte tremedeira após o uso de pré-treino; vídeo <