Mobilidade
Sistema de 'bike' em Niterói começa de graça em 15 estações
Inicialmente, estações estarão espalhadas em 11 bairros
15 estações. Esse é o número inicial do Nit Bike, o mais novo sistema de bicicletas gratuitas que serão implantadas nos bairros Engenhoca, Ingá, Boa Viagem, Gragoatá, Santa Rosa, Fonseca, Barreto, Icaraí, Centro e São Lourenço, até o final do primeiro semestre deste ano.
A informação é da Prefeitura de Niterói, que fez solenidade no Espaço Cantareira, em São Domingos, na Zona Sul da cidade, na manhã desta quinta-feira (29).
Na cerimônia, estavam presentes representantes da gestão municipal que deram informações sobre o novo serviço de distribuição de bicicletas gratuitas à população niteroiense.
Nomeado em consulta pública, o programa vai se chamar Nit Bike e entrará em vigor até o final de julho. Apenas pessoas maiores de 18 anos poderão fazer cadastro para utilizar o serviço.
Leia+: Cursos de graça em Niterói para criar e programar games; confira
Leia+: Shows de graça: Fernanda Abreu, Johnny Hook e Tony Garrido no MAC
A ideia, no entanto, é que 50 estações sejam expandidas e ocupadas. Dessas, 46 serão destinadas às bicicletas de uso adulto e quatro estações, com 36 bicicletas, disponibilizadas aos pequenos.
Como vai funcionar?
A princípio, a Prefeitura vai arcar com uma hora de pedalada. Após os 60 minutos, se os usuários continuarem usando o transporte, terão de arcar com a multa gerada no valor de R$ 8 a cada hora extra ou fração de hora. Aos domingos e feriados, o tempo gratuito será de 90 minutos.
Para começar a pedalar, os usuários terão que realizar um cadastro pelo aplicativo Nit Bike, que será disponibilizado em serviços de distribuição via Android e iOS ou website. Em seguida, é só fazer a validação do cadastro.
Caso os usuários se deparem com algum problema nas bicicletas ou nas estações, os aplicativos disponibilizarão um canal que viabilize ligação ou mensagem, para relatar a dificuldade.
Segundo o Coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, a ideia é abrir o projeto de bicicletas compartilhadas para que setores privados patrocinem a expansão de novas estações, numa parceria entre a iniciativa pública e privada.
No evento, o prefeito de Niterói, Axel Grael, comemorou a iniciativa e relembrou a trajetória do ciclismo na cidade:
No começo, as pessoas eram muito hostis à ideia da bicicleta [...] diziam que aqui não tinha espaço nas ruas. E hoje, a gente está mostrando que esse olhar que existia antigamente estava equivocado
Ainda segundo o prefeito, a implantação do programa será realizada pela empresa de mobilidade urbana Serttel, selecionada por meio de licitação.
"Não é um gerenciamento fácil. As pessoas não imaginam, mas tem todo o trabalho de realocação das bicicletas, tem todo um planejamento de locais de implantação das estações, mas que, com certeza, vai ter um resultado muito bom", concluiu.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!