Logo Enfoco


    Novidade

    Tá liberado! NitBike começa a funcionar em Niterói; veja pontos

    Informação foi divulgada nesta quinta-feira (4)

    Publicado 04/07/2024 às 15:32 | Autor: Lucas Luciano
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo NitBike
    Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo NitBike |  Foto: Péricles Cutrim

    As estações do NitBike, o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foram oficialmente inauguradas na cidade, nesta quinta-feira (4). Segundo a Prefeitura, nesta primeira fase do projeto, foram instaladas 10 estações, distribuídas pelo Centro, Ingá, São Domingos e Icaraí. 

    O objetivo é fomentar o uso de bicicletas como meio de transporte, promovendo a saúde e reduzindo o impacto ambiental no município, além de oferecer à população uma opção para deslocamentos rápidos e eficientes.

    Leia +: Estações de bikes gratuitas começam a ser instaladas em Niterói

    De acordo com a coordenadora do Niterói de Bicicleta, Helena Porto, o primeiro lote contará com aproximadamente 110 bicicletas para adultos e oito destinadas ao público infantil. Os outros três lotes serão implantados mês a mês, com previsão de finalizar a instalação das 50 estações até setembro.

    Como utilizar o serviço

    Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo NitBike, disponível gratuitamente na Play Store e na Apple Store. Com o aplicativo instalado, os usuários podem localizar as estações mais próximas, verificar a disponibilidade de bicicletas e desbloquear o veículo diretamente pelo smartphone.

    No aplicativo, será preciso clicar em criar conta, preencher os dados pessoais, enviar uma foto de documento, cadastrar um cartão de crédito e adquirir um passe. Mas mesmo quem não tiver o cartão poderá usar o sistema. Em breve, será aberto um posto presencial no qual a população poderá fazer um cadastro. Mais informações no site nitbike.niterói.rj.gov.br.

    As viagens gratuitas têm duração limitada a uma hora, sem restrições quanto ao número de viagens diárias, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos entre cada utilização. Caso o usuário exceda o limite de 1 hora de segunda a sexta, será aplicada uma tarifa de R$ 8. O tempo de atraso considerado aos sábados e domingos e feriados será de 1 hora e meia.

    Na fase inicial do projeto, já estão em operação  10 estações em quatro bairros
    Na fase inicial do projeto, já estão em operação 10 estações em quatro bairros |  Foto: Péricles Cutrim

    Estações disponíveis

    As primeiras 10 estações ficam na Praia das Flechas, na Rua Nilo Peçanha, no Valonguinho, no Theatro Municipal, no Terminal João Goulart, na Praça do Rink, na Praça São João, no Palácio Arariboia, na Rua Visconde do Uruguai e no Campo de São Bento.  A adição gradual de novas bicicletas ao longo dos meses até o número total de 50 estações previstas. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Anarriê! Festa julina vai agitar o Mercado Municipal de Niterói

    Próximo artigo
    >

    Jovem morre em acidente na Região Oceânica de Niterói; vídeo

    Relacionados em Niterói