Aclamado

Tarcísio Zanon é campeão pela Viradouro com enredo solo

Carnavalesco vem fazendo história na agremiação de Niterói

Aos 37 anos, Tarcísio Zanon consolida-se como um dos nomes promissores da nova geração
Aos 37 anos, Tarcísio Zanon consolida-se como um dos nomes promissores da nova geração |  Foto: Rafael Arantes / Viradouro
 

Tarcísio Zanon é o nome que vai entrar para a história da Unidos do Viradouro, escola de Niterói. Bicampeão pela vermelho e branco, esse ano, o carnavalesco levantou o troféu com um enredo assinado somente por ele.

É que em 2020, Zanon foi campeão ao lado do, também carnavalesco da escola na época, Marcus Ferreira (Mocidade), com o enredo 'Viradouro de alma lavada'. 

Leia+: Pra vitória da Viradouro! Niterói é campeã do carnaval

A parceria continuou até 2022, quando Tarcísio assumiu a escola sozinho, conquistando o vice-campeonato em 2023 com o enredo "Rosa Maria Egipcíaca".

Desta vez, o publicitário trouxe para Avenida o mito de uma serpente vodum, que se tornou uma divindade após épica batalha entre reinos da antiga região da Costa da Mina, na África. A escolha levou nota máxima dos jurados. 

Aprofundando-se na cultura da região, o carnavalesco revelou uma cerimônia fechada na Bahia, proporcionando um desfile rico em referências históricas e culturais.

Quem é Tarcísio Zanon?

Aos 37 anos, Tarcísio Zanon consolida-se como um dos nomes promissores da nova geração de carnavalescos, conquistando o título do Grupo Especial pela segunda vez à frente da Viradouro.

Natural de Cantagalo, interior do Rio de Janeiro, Zanon, formado em Design Gráfico com pós-graduação em Carnaval e Figurino, já se destaca com dois campeonatos (2020 e 2024), um vice-campeonato (2023) e um terceiro lugar (2022) em apenas quatro desfiles no Sambódromo pela Viradouro.

Seu início na Estácio de Sá, onde foi campeão do grupo de acesso em 2015 e 2019, chamou a atenção para o talento de Zanon, inicialmente em colaborações com outros profissionais renomados. O sucesso na escola central do Rio lhe valeu o convite para comandar a Viradouro em 2020, ao lado de Marcus Ferreira. 

< Após fugas de bandidos, Lewandowski afasta direção de presídio Leo Santana faz 'pagodão' da Viradouro e se derrete por esposa <