Logo Enfoco


    Arte urbana

    Túnel Raul Veiga, em Niterói, está de cara nova; veja fotos

    Profissionais do grafite pintam painel de 1500m²

    Publicado 05/07/2024 às 10:01 | Atualizado em 05/07/2024 às 15:57 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Projeto “Niterói em cores” convocou 70 artistas
    Projeto “Niterói em cores” convocou 70 artistas |  Foto: Lucas Benevides / Ascom Niterói

    A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, está recebendo a maior ocupação de grafite já feita no município. O projeto “Niterói em cores” convocou 70 artistas para encherem de arte o túnel Raul Veiga, em São Francisco.

    Ao todo, os 750 metros de extensão do lado esquerdo da via se tornarão um símbolo da arte urbana niteroiense. O projeto, que é uma iniciativa da Fundação de Arte de Niterói (FAN), já começou a ser produzido nesta quarta-feira (3).

    "O projeto Niterói em Cores vai transformar os espaços do nosso cotidiano que geralmente passam despercebidos em verdadeiras galerias de arte. Esta será a maior ação de grafite já realizada em Niterói. Nesta primeira etapa, o projeto contará com mais de 70 artistas niteroienses atuando simultaneamente, colorindo o túnel que liga Icaraí a São Francisco. A intervenção artística cobrirá mais de 750 metros de extensão, totalizando mais de 1500 metros quadrados de arte urbana", destaca a presidente da FAN, Micaela Costa.

    750 metros de extensão do lado esquerdo da via se tornarão um símbolo da arte urbana niteroiense
    750 metros de extensão do lado esquerdo da via se tornarão um símbolo da arte urbana niteroiense |  Foto: Lucas Benevides / Ascom Niterói

    Com foco em promover a ressignificação de espaços do município através do grafite, foram selecionados artistas que já têm intervenções “carimbadas” nos muros de Niterói. O mapeamento percorreu os bairros da cidade e convidou, ao todo, 70 artistas grafiteiros de diversas classes sociais, idades, gêneros e sexualidades.

    "Meu grafite é um 3D Style, construído por blocos, com intuito de representar as construções urbanas periféricas de onde venho! Sempre tento interagir com outros grafiteiros ou paisagens ao redor do local onde estou executando o meu trabalho. E sempre trago essa profundidade, e perspectiva que temos nas ruas e principalmente em um túnel", pontuou ao ENFOCO o grafiteiro Rine Menezes.

    Os participantes selecionados são Akuma, Aila Ailita & Prema, Amphos Marlon, André Alves e Lya Alves, AP Stelling, Blunt, Cibelle Arcanjo, Coé, Dani c2 o lindo, Dark, Davi Baltar, Desirée, Dias, Fernando TED, Gut & Rine & Tosh, IORI, KduArt, MAC, Marcelo Melo, Marcos Alfa, MAT2OS, Max, Oren, Pazsaro, Ravi, Refi, Robinho, Taro e Thúlio Monteiro e as equipes e auxiliares de cada artista.

    A previsão é que a intervenção seja concluída no domingo (7)
    A previsão é que a intervenção seja concluída no domingo (7) |  Foto: Lucas Benevides / Ascom Niterói

    Cada um recebeu um espaço de 40 m² do túnel Raul Veiga, que faz a ligação entre os bairros de São Francisco e Icaraí. O projeto de cada grafiteiro é de livre escolha artística, mas cada produto cultural foi avaliado para evitar quaisquer abordagens de cunho político ou intolerante. Alguns artistas realizarão layouts em conjunto. A previsão é que a intervenção seja concluída no domingo (7).

    Arte urbana

    A história do grafite no Rio de Janeiro começa ainda na década de 1980. Na época, os artistas Ema, Eco e Akuma foram pioneiros e, até hoje, são referência entre os grafiteiros mais jovens. Além deles, Aila Ailita é considerada a primeira mulher grafiteira do Estado.

    “Esse projeto da Prefeitura valoriza uma expressão cultural que é muito presente na cidade. Niterói tem muitos artistas, muitos grafiteiros e grafiteiras, e poder expor o nosso trabalho em uma das ruas mais movimentadas da cidade é uma forma do público nos conhecer e valorizar a nossa arte. Também é um encontro das grafiteiras e grafiteiros, antigos e novos, através do mapeamento feito pelos artistas em conjunto com a FAN”, explica Aila Ailita.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Perseguição termina com dois mortos e um ferido na Baixada

    Próximo artigo
    >

    Tragédia em São Paulo: fiéis morrem em grave acidente de ônibus

    Relacionados em Niterói