Desenvolvimento
Veja como é feita a dragagem do Canal de São Lourenço, em Niterói
Atividade promete reaquecer setor pesqueiro e da indústria naval
A dragagem do Canal de São Lourenço, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, começou efetivamente nesta quarta-feira (17). Após quase dez anos de inúmeras tentativas do governo municipal, as atividades para o garantir a ampliação de acesso ao complexo industrial e portuário da cidade entraram em operação. Pelas redes sociais, o pré-candidato Rodrigo Neves publicou um vídeo mostrando como ocorre o processo de limpeza.
Segundo a prefeitura, a dragagem promete incrementar as atividades operacionais dos estaleiros, estimulando a construção de novas embarcações e o setor de reparos e offshore. A expectativa é que a operação gere cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos ao longo da execução. O Porto de Niterói projeta um aumento de mais de 30% nas atracações e nos serviços portuários após a conclusão da dragagem do Canal de São Lourenço.
No pontapé inicial para liberação das obras, que aconteceu em abril, o prefeito Axel Grael confirmou que a dragagem garantirá o aumento da profundidade do canal, ampliando a capacidade de navegação na região.
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Terminal Pesqueiro
Além de facilitar o acesso aos estaleiros, a dragagem também contempla a recuperação do Terminal Pesqueiro, que foi municipalizado. Segundo o presidente Lula, durante visita a Niterói, o governo federal também investirá em curso de pesca.
O projeto, com investimentos de R$ 157 milhões, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, que aportou R$ 137 milhões, e a Companhia Docas do Rio de Janeiro, com R$ 20 milhões do Governo Federal. A intervenção prevê o desassoreamento de um trecho da Baía de Guanabara, entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói, aumentando a profundidade do local de 7 para 11 metros.
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