Cidades

'No caminho tinha um poste, tinha um poste no caminho', a poesia do trânsito em Maricá

Na orla de Itaipuaçu, motoristas e ciclistas precisam ficar atentos aos obstátculos da pista. Foto: Marcelo Tavares

Parafraseando o poeta Carlos Drummond de Andrade 'No meio do caminho tinha um 'poste',
tinha um 'poste' no meio do caminho'. Pelo menos essa é a surpresa para motoristas e ciclistas que trafegam pela Avenida Allan Bueno Guapyassu de Sá, antiga Beira Mar, na orla de Itaipuaçu, em Maricá. Isso por conta de de postes no meio do asfalto, antiga reinvindicação de moradores e que permanece sem solução.

Morador da região, Diego Mesquita, de 37 anos, explica que precisa dirigir com atenção todas as vezes que trafega no trecho para não colidir com outro veículo, já que precisa entrar pela contramão por conta dos obstáculos.

"Tenho medo de me envolver em algum acidente já que todas as vezes que preciso passar por aqui tenho que invadir a pista contrária para não atingir os postes. Seja de dia ou a noite trafegar por aqui exige atenção redobrada.

Na orla, dois postes no meio do asfalto servem de sustentação para cabos da rede elétrica que passam pela região. Eles estão fixados na altura do número 96. Segundo a praticante de exercícios físicos Alessandra Pontes, de 41 anos, os equipamentos estavam na calçada, mas houve alargamento da rua e não foram deslocados.

"Não sei como a prefeitura pode fazer uma obra de revitalização deixando esses postes do jeito que estão"

Em 2019, o mesmo problema já era identificado também na Orla da Lagoa de Araçatiba, que conta com postes mal posicionados em diferentes extensões da Rua Álvares de Castro.

Quase dois anos depois a Prefeitura de Maricá informa que tem cobrado a concessionária de energia elétrica Enel, responsável pelo fornecimento de luz na região.

A prefeitura esclareceu ainda que a concessionária já foi informada sobre a revitalização da orla. A concessionária Enel, procurada, ainda não informou os motivos para ainda não ter deslocado os postes e quando pretende fazer.

< Moda íntima: flagrada com drogas a caminho da Região dos Lagos Paulinho e o golaço da representatividade religiosa nas Olimpíadas <