Rio
Nota Carioca é normalizado pela prefeitura após ataque hacker
Pagamento de funcionários também já foi garantido
Após nove dias do ataque hacker que atingiu o sistema do Datacenter da Prefeitura do Rio, mais um serviço foi reestabelecido nesta quarta-feira (24): o site Nota Carioca já está disponível para uso de toda a população.
Nele, é possível emitir as notas fiscais que vão substituir os Recibos Provisórios de Serviços (RPS) que foram feitos quando o sistema estava inválido.
Além disso, o órgão municipal informou que garantiu o pagamento de seus funcionários com o reestabelecimento dos sistema de pagamento da Secretaria de Fazenda.
Assim, também, como a quitação do auxílio-creche, auxílio-moradia e auxílio-medicamento, e o depósito antecipado dos Auxílios Habitacionais Temporários, feitos pela Secretaria Municipal de Habitação.
A informação foi confirmada na última segunda-feira (22). O Diário Oficial do município também já foi reestabelecido.
No entanto, nem todo o sistema do Datacenter municipal está normalizado. A Prefeitura informou que os funcionários da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) estão trabalhando para normalizar toda a situação, mas ainda não há uma previsão para o reestabelecimento total dos serviços dos sites da Prefeitura.
Em nota, o órgão pediu "a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores seguem trabalhando 24 horas para recuperar o sistema na sua integralidade o mais rápido possível."
O ataque ao Datacenter foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e segue em investigação.
A população pode continuar se informando sobre as novidades do município pelo site prefeitura.rio, que vai continuar funcionando para informações até que todo o serviço seja normalizado, e pelas redes sociais do órgão municipal, que não foram afetadas.
Relembrando o caso
A Prefeitura do Rio foi vítima de um ataque hacker na última semana. Segundo o que foi divulgado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, o ataque criminoso tentou furtar dados sigilosos do governo municipal, por isso, assim que perceberam a situação, equipes técnicas retiraram o sistema do ar de forma preventiva.
Alguns serviços, no entanto, continuam funcionando, como o Sistema de Regulação (Sisreg), que fica hospedado no datacenter do Ministério da Saúde, além do Centro de Operações (que monitora o funcionamento da cidade) e o 1746 (central de atendimento ao cidadão).
Outros serviços importantes, como arrecadação de IPTU, emissão de multas, os procedimentos de Vigilância Sanitária e outros, seguem inoperantes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!