Cidades

Nova alta de casos e mortes por Covid-19 preocupa em Niterói

folha, lixo, praia, icaraí, niterói, pessoas, mascaradas, máscara, gari
Nas últimas 24 horas foram 125 casos divulgados. Foto Pedro Conforte

O indicador síntese que avalia a evolução do novo coronavírus em Niterói continua subindo e nesta segunda-feira (14) registrou 7.88. Segundo o prefeito Rodrigo Neves (PDT), a alta é resultado do crescente número de casos e óbitos registrados nos últimos 15 dias quando o índice estava em 6.88.

O prefeito revelou também que a taxa de letalidade em Niterói é de cerca de 3%, e que apesar do alerta, o percentual ainda é pequeno se quando comparado as demais cidades da Região Metropolitana, como no Rio, onde de acordo com o prefeito, chega a quase 10%.

Baseado em dados da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Neves revelou, em transmissão pelas redes sociais, que a cidade tem 65% dos leitos ocupados na rede pública. Na rede privada são 75% dos leitos ocupados.

"Ainda que estejamos em situação de maior controle em relação as demais cidades da Região Metropolitana, Niterói não é uma ilha"

Rodrigo Neves, prefeito de Niterói

Estágios

Niterói permanece no estágio amarelo nível 2 – alerta máximo. O indicador síntese é composto de 12 critérios, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos, e orienta o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal.

Quando o indicador chegar em 5, a cidade passa para o estágio amarelo nível 1 – alerta, e novas atividades serão permitidas. Caso o indicador atinja 10, a cidade chega no estágio laranja – atenção máxima, e novas medidas de restrição poderão ser implantadas.

"Nesse último período essa é a maior pontuação do nosso indicador, que quando chegar a 10 aponta para necessidade de medidas de restrição e circulação na cidade", enfatizou Rodrigo Neves.

Segundo a prefeitura, a cidade já registrou 19.380 casos confirmados da Covid-19 ao longo dos últimos meses. Apenas nas últimas 24 horas, foram inseridos mais 125 testes positivos aos registros oficiais da Secretaria de Saúde. Foram 564 vidas perdidas por complicações da doença durante a pandemia.

O número de recuperados, de acordo com o governo, cresceu entre este domingo (13) e segunda-feira (14): foram 99 novos pacientes que conseguiram se livrar do vírus. Ainda de acordo com dados oficiais da prefeitura, a cidade tem 150 pessoas hospitalizadas e 148 em isolamento.

"Niterói tem o maior programa de testagem do país. Superamos a marca de 160 mil testes realizados através do Programa Médico de Família, Atenção Básica, Policlínicas e pelo drive-thru com marcação pelo aplicativo Dados do Bem. Por isso temos um mapeamento mais eficaz e um programa de rastreamento dos infectados", acrescentou o prefeito.

Luto

O prefeito Rodrigo Neves decretou luto oficial de três dias, a partir desta terça-feira (15), em razão da morte do vereador eleito Carlos Boeacht (PDT) no último sábado (12) e também dos demais óbitos registrados na cidade no contexto da pandemia de Covid-19.

"[Boeacht] Era um servidor público incansável, que esteve a frente de boa parte das conquistas de Niterói, especialmente da Região Oceânica, nos últimos anos. Pessoa de bem, que transmitia para todos as melhores vibrações positivas no relacionamento com cada funcionário da prefeitura. Em memória dele e de todos os que perderam entes e todos os falecidos vamos decretar luto oficial a partir de amanhã [terça] até a próxima sexta-feira"

< Polícia tira 'pó' de traficantes em Itaboraí Novo prazo para inscritos no Bolsa Família contestarem auxílio negado <