Serviço

Nova carteira de identidade começa a ser emitida; entenda

Crianças e jovens até 18 anos podem solicitar o documento

A nova carteira de identidade apresenta maior segurança, com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e se ele foi furtado ou extraviado
A nova carteira de identidade apresenta maior segurança, com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e se ele foi furtado ou extraviado |  Foto: Divulgação
  

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ) está emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para crianças e jovens até 18 anos que possuem o CPF como número de identificação. O novo documento já estava sendo emitido desde janeiro para crianças de 0 a 11 anos no Estado do Rio.

A nova CIN pode ser solicitada para a primeira via do RG em qualquer posto de identificação civil do Detran.RJ. Atualmente, a segunda via ainda não está sendo emitida.

Leia +: Saiba como tirar a nova Carteira de Identidade

Para obter o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento original da criança com o CPF ou a certidão original juntamente com o documento de inscrição no CPF. Caso a criança não possua o CPF, receberá o modelo antigo de identidade.

A nova CIN apresenta maior segurança, com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e se ele foi furtado ou extraviado. Além disso, foi incorporado o MRZ, um código internacional utilizado em passaportes, o que facilita o uso do RG como documento de viagem e permite que seja lido em terminais de autoatendimento de aeroportos brasileiros.

O prazo de validade da nova CIN varia de acordo com a idade do titular. Crianças de até 11 anos possuem validade de cinco anos, enquanto jovens entre 12 e 59 anos possuem validade de 10 anos. A partir dos 60 anos, o prazo é indeterminado.

De acordo com o decreto federal que instituiu a CIN, o documento anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032, permitindo uma transição gradual para o novo modelo. Pessoas com 60 anos ou mais têm a opção de não alterar o documento.

< Veículos abandonados em vias públicas serão rebocados em Niterói Prisioneiro ucraniano se emociona ao comer fruta fresca após um ano <