Cidades
Nova tragédia em Niterói
O rolamento de uma pedra na madrugada deste sábado (10) deixou pelo menos dez mortos na comunidade Morro da Esperança, em Piratininga, Região Oceânica de Niterói, segundo último boletim divulgado pela Defesa Civil do município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, acionado por volta das 4h15, outras seis pessoas ficaram feridas e precisaram ser encaminhadas para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, na zona norte da cidade. Equipes ainda trabalham na busca de desaparecidos.
Ainda segundo os bombeiros, a pedra atingiu imóveis construídos na região, cerca de 80 agentes foram acionados. De acordo com o coronel Roberto Robadey Costa Junior, secretário de Estado da Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o trabalho deve ser mantido pelas próximas 48 horas. Um trecho da Estrada Francisco da Cruz Nunes precisou ser interditado para realização dos trabalhos.
Em nota, a Prefeitura de Niterói informa que mais de 200 profissionais da Defesa Civil do município, secretarias de Obras, Conservação, Assistência Social, Saúde e Companhia de Limpeza atuam na comunidade. Desde as 5h, as equipes trabalham no socorro às vítimas. Agentes da NitTrans e da Guarda Municipal estão coordenando o acesso à região.
A Defesa Civil municipal e técnicos do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro esclarecem que houve a ruptura de um maciço acima da localidade Boa Esperança.
O Executivo informe ainda que desde 2013, cerca 70 obras de contenção de encostas foram realizadas, entregou mais de três mil casas populares e está desenvolvendo um trabalho específico, focado em áreas de alto risco geológico. Foram investidos mais de R$ 200 milhões no Sistema Municipal de Defesa Civil de Niterói, considerado pela ONU um dos cinco melhores do Brasil. Nos últimos seis anos, segundo a Prefeitura, nenhuma tragédia com deslizamento de terra em encostas na cidade foi registrada.
A nota afirma ainda que todos os órgãos estão completamente focados no socorro e assistência às famílias das vítimas desta ocorrência na comunidade Boa Esperança. Toda assistência está sendo prestada às famílias vitimadas nesta tragédia.
O prefeito Rodrigo Neves retorna da Espanha, onde estava para uma Conferência Mundial Sobre Cidades Inteligentes, e segundo a Prefeitura de Niterói deve se pronunciar através de uma coletiva de imprensa neste domingo no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), na Região Oceânica. Ele e o secretário municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Walace Medeiros, falarão sobre o rompimento de maciço na comunidade da Boa Esperança e da atuação das equipes da Prefeitura, além de atendimento às famílias afetadas.
Solidariedade - Quem puder ajudar vítimas do acidente, a Prefeitura de Niterói está concentrando doações no Colégio Estadual Portugal Neves, no trevo de Piratininga, Rua Quatorze, s/n. Nesse primeiro momento as autoridades pedem alimentos não perecíveis, água e roupa de cama.
Memória - Em 2010, Niterói sofreu por conta de um deslizamento de terra no Morro do Bumba, no Viçoso Jardim, zona norte da cidade. A tragédia completou oito anos no último dia 7 de abril. Na ocasião centenas de casas foram destruídas num terreno considerado instável, onde no passado existia um lixão. Quarenta e oito pessoas morreram.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!