Cidades

Novas inscrições para castração de cães e gatos em Maricá

Imagem ilustrativa da imagem Novas inscrições para castração de cães e gatos em Maricá
|  Foto: Foto: Evelen Gouvêa - Ascom Maricá
Nesta etapa, as inscrições e triagem dos animais serão realizadas no distrito de Itaipuaçu nos dias 29 de abril, 6 e 13 de maio e no bairro de Cordeirinho em 4 de maio, sempre a partir das 10h. Foto: Evelen Gouvêa - Ascom Maricá

A Coordenadoria Especial de Proteção Animal de Maricá abre novas inscrições para a castração de caninos e felinos, ação que faz parte do Programa Municipal de Controle Reprodutivo direcionado aos tutores maricaenses. Nesta etapa, as inscrições e triagem dos animais serão realizadas no distrito de Itaipuaçu nos dias 29 de abril, 6 e 13 de maio e no bairro de Cordeirinho em 4 de maio, sempre a partir das 10h, com a distribuição de aproximadamente 100 senhas diariamente para os atendimentos.

No primeiro dia da ação (29), as inscrições ocorrem na Escola Municipal Marquês de Maricá, localizada na Rua 83, Jardim Atlântico Leste, onde a equipe da Coordenadoria de Proteção Animal fará exames nos animais, com entrega dos resultados aos tutores no dia 7 de maio no local. Já em 4 de maio, as inscrições serão feitas na Escola Municipal Lúcio Thomé, localizada na Estrada de Cordeirinho, com os resultados dos exames sendo disponibilizados no dia 10 de maio na escola.

Já no dia 6, a equipe da coordenadoria estará na Escola Municipal Mata Atlântica (Rua 14 - Recanto), cadastrando e examinando os  pets, com resultados em 14 de maio. No dia 13, as inscrições e triagem serão feitas na Escola Municipal Anísio Teixeira (Avenida 2 - Jardim Atlântico Central), tendo a resposta dos exames no dia 21.

“Nos dias reservados às inscrições e triagens, somente os cães precisam ser levados até os locais, já que é necessário a realização de uma coleta do sangue, para examinarmos se não há nenhum problema que possa impedir o processo de castração, evitando maiores problemas. O resultado desse exame será recebido, posteriormente, pelo tutor no próprio local da inscrição, assim ocorrerá a marcação de uma data para a cirurgia dos animais aptos e os tutores receberão a guia que deverá ser apresentada no castramóvel no dia combinado para a castração” , explicou o coordenador da pasta, Fabiano Novaes.

De acordo com as regras de castração, os cães ou gatos deverão ter entre 5 meses e 6 anos de idade e não serão feitas cirurgias em cadelas no cio, prenhas, em lactação ou animais braquicefálicos (boxer, shih-tzu, pug, gato persa, dentre outros). Além disso, não é preciso que os felinos sejam levados no dia da inscrição, somente os cães para coleta de sangue, podendo ser inscritos dois animais por cadastro de pessoa física (CPF) do tutor, sendo apenas uma cadela permitida por CPF.

Os documentos (cópias) necessários para a inscrição são: comprovante de residência do município de Maricá, identidade, CPF, comprovante de rendimentos e qualquer comprovante de renda familiar de até três salários-mínimos — visto que o projeto é destinado preferencialmente às pessoas de baixa renda. No local das inscrições é necessário, ainda, que cada tutor use máscara e, preferencialmente,  leve sua própria caneta para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Serviço- Inscrições para castração de cães e gatos

Locais: Cordeirinho e Itaipuaçu.

Datas :  29/04- Escola Municipal Marquês de Maricá (Rua 83, Jardim Atlântico Leste);

- 04/05- Escola Municipal Lúcio Thomé (Estrada de Cordeirinho);

- 06/05- Escola Municipal Mata Atlântica (Rua 14 - Recanto);

- 13/05 -Escola Municipal Anísio Teixeira (Avenida 2 - Jardim Atlântico Central).

Horário: 10h

Documentos: Comprovante de residência , Identidade, CPF, comprovante de rendimentos e qualquer comprovante de renda familiar de até três salários . No local das inscrições é necessário, ainda, que cada tutor use máscara e, preferencialmente,  leve sua própria caneta para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

< O pânico do trabalhador em tiroteio dentro de ônibus lotado em Niterói Observatório da Covid-19 aponta queda de casos e mortes no país <