Cidades

Novembro Azul com ações em São Gonçalo e Maricá

Iluminação especial foi colocada para conscientização. Foto: Ascom/PMSG

Sai o rosa, entra o azul. Unidades de saúde de São Gonçalo estão recebendo iluminação especial em homenagem ao Novembro Azul, mês de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a responsável pela segunda maior causa de morte de homens por câncer no país.

A Subsecretaria de Atenção Básica programou uma série de palestras em várias unidades com equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

“E muito importante a realização do exame. Nossas unidades estão preparadas para receber e orientar o paciente. A prevenção continua sendo o melhor remédio”, garante Maria Auxiliadora Rodrigues.

Na Clínica Drº Zerbini, no bairro do Arsenal, as ações acontecerão sempre às 9h nos dias 11, 17, 18, 24 e 25. Na Academia da Saúde Pastor Othão Deberg, em Santa Izabel, a ação será no dia 18, às 9h, e na Academia Jornalista Assuéres Barbosa, no bairro Califórnia, o encontro acontece no dia 24, às 9h30.

O Novembro Azul também acontece nos postos de saúde, nas datas: Ary Teixeira - Bom Retiro (5); Roberto Silveira - Vista Alegre (10); Geremias de Matos Fontes - Bom Retiro (11);  Vista Alegre (19); Aníbal Porto - Monjolos (23); Largo da Ideia (24); Jardim Catarina V (10); Agenor José - Jardim Catarina (12); Santa Luzia (13); e no João Goulart - Jardim Catarina (17).

As Unidades de Saúde de Família (USF) também irão participar do evento: Marechal Rondon - Colubandê (26); Raul Veiga – (10); Badjer da Silveira - Tribobó (10); José Avelino - Apollo (10); Doutel de Andrade - Rio do Ouro (18); Trindade II (17); Lagoinha (10); Mutondo II (13). e Nova Cidade (18); Mutuaguaçu (17); Engenho Pequeno (23); Pastor José Marcos Alves - Lindo Parque (13); Galo Branco (18); Rocha (26); Wally Figueira - Rocha (25); Zé Garoto (23); Pita (25) e; Getúlio Vargas – Brasilândia (11). 

Recomenda-se que homens a partir dos 50 anos (ou 45, para quem tem algum fator de risco, como histórico familiar) procurem o urologista. As principais formas de detectar a doença são os exames de toque retal e de PSA (antígeno prostático específico). Com o diagnóstico precoce, os tratamentos são menos invasivos e as chances de cura, maiores.

Maricá

A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá celebra o Novembro Azul- campanha de conscientização de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata- com programação em toda a rede, dando ênfase à saúde integral do homem e não somente ao combate ao câncer de próstata. Serão feitas programações internas aos colaboradores no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, na UPA de Inoã, no Posto de Saúde 24h de Santa Rita, no Hospital Municipal Ernesto Che Guevara e eventos abertos ao público nas Unidades de Saúde da Família.

A programação será realizada dentro das normas de distanciamento social e exigindo o uso de máscara e os cuidados com a higiene das mãos. A Atenção Primária à Saúde ainda vai realizar uma live debatendo a saúde do homem de forma integral, abordando ainda a saúde dentária, dia 18, às 15h, pelo Zoom aberto aos munícipes pelo link.

Vão participar da live "Papo de Homem" o enfermeiro e coordenador estadual da Saúde do Homem, Giovani Dimas; e o dentista de família, Felipe Fernandes. A organização é do gestor da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Sergio Menezes; e a mediação será feita pela coordenadora da APS do município, Maria Angélica Duarte. Cada palestrante terá 15 minutos para discorrer sobre seus temas.

Até o momento, em 2020 foram diagnosticados 46 pacientes com câncer de próstata em Maricá, já em 2019 foram 84 casos.

A Secretaria de Saúde possui o controle dos usuários do Sistema Único de Saúde em Maricá (SUS) diagnosticados com câncer de próstata, que insere o paciente no sistema estadual de regulação (Sisreg) que direciona para unidades de saúde estaduais ou federais responsáveis pelo tratamento, como o Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito, e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio. Um Núcleo de Doenças Crônicas não transmissíveis será montado pela Secretaria de Saúde, o que irá colaborar com o cadastro dos casos.

Os funcionários do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, da UPA de Inoã, do Posto de Saúde 24h Santa Rita e da SAMU Maricá também poderão aproveitar o mutirão de exames de PSA (antígeno prostático específico), que é marcador para o câncer de próstata. Será realizado também nas unidades rodas de conversas sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem.

A programação que faz parte da campanha Novembro Azul e Saúde do Homem, terá início na próxima segunda-feira (9), em parceria com o LACEN (Laboratório Central).

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro será realizado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (HMECG) o evento idealizado pelas direções Executiva e de Enfermagem em comemoração ao Novembro Azul. As reuniões serão configuradas em rodas de conversa com o tema: "Cuidar de si também é coisa de homem!".

Além da abordagem relacionada ao câncer de próstata, será referida à saúde do homem de maneira ampla, como adotado na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

< Fase inicial de obras do prédio do IACS da UFF entregue em dezembro Amapá em situação de emergência após apagão <