Artes

Novo centro cultural de Niterói inaugura neste fim de semana

Espaço abre ao público nesta sexta-feira (19) às 18h30

O Quintal Centro Cultural é um coworking cultural criativo e acolhedor
O Quintal Centro Cultural é um coworking cultural criativo e acolhedor |  Foto: Larissa Lopes/Divulgação
 

A cidade de Niterói ganha nesta semana mais um espaço totalmente voltado para a cultura, apoio à educação e todas as linguagens de artes. O Quintal Centro Cultural será inaugurado, nesta sexta-feira (19), às 18h30.

A programação de abertura e de fim de semana fica sob responsabilidade da peça de teatro “Anexo Secreto: a história de Anne Frank”, às 20h, da Nova Cia de Teatro, residente da casa.

No sábado (20), a casa abrirá às 8h30 para o público aproveitar o espaço e, no domingo (21), às 17h30.

As sessões do final de semana do espetáculo teatral acontecerão mais cedo, às 19h.

Novo centro de cultura e arte de Niterói

O Quintal Centro Cultural é um coworking cultural criativo e acolhedor, onde artistas e público são convidados a se sentirem em casa. O centro de cultura oferece locação de espaços para ensaios, gravações, exposições e eventos diversos, com opções de aluguéis avulsos dos espaços ou de contrato mensal, tornando-se um dos residentes.

Fica localizado na Rua Américo Oberlaender, nº 580, no bairro de Santa Rosa, e funcionará de terça à sexta-feira, das 10h30 às 19h30, aos sábados, das 8h30 às 19h30, e aos domingos apenas sob demanda de eventos e locações (os horários podem mudar para a realização de eventos).

A casa conta com um teatro muito bem equipado e preparado para apresentações teatrais, palestras, ensaios, gravações e demais eventos e com capacidade para receber até 80 pessoas.

O espaço é totalmente climatizado, bem iluminado, com acesso fácil para pessoas com dificuldade de locomoção, camarim completo, mezanino com equipamentos modernos, câmeras de segurança, saídas de emergência e um palco para receber qualquer tipo de apresentação.

O Centro Cultural também possui uma sala multiuso e outra de neuropsicopedagogia para locação. A sala multiuso tem uma área de 15m², com projetor, iluminação ambiente e em perfil de led e pode ser usada para ensaios, reuniões, cursos, oficinas, exposições, dentre outras atividades.

Já a sala de neuropsicopedagogia é um espaço dinâmico, acolhedor e divertido para a realização de oficinas educativas, artísticas, recreativas ou multidisciplinares. A sala é versátil, e também possibilita o trabalho de profissionais da educação, aprendizagem, motricidade, desenho, contação de histórias, psicologia e muitos outros. Todos os espaços no Quintal podem ser alugados para uma hora avulsa, para uma diária completa ou meia, ou por mês.

A área externa do centro cultural também conta com atividades para todos, principalmente para as crianças, como jogo da velha, caça ao tesouro, labirinto, jogo da forca, "aqua toy", adedonha e outros, além das instalações de madeira.

“As paredes interativas são instalações onde alguns murais têm uma intenção mais de entretenimento, com jogos antigos e analógicos, e outras são uma forma de cada um deixar um pouco de si no Quintal e fazer parte do espaço. Foi uma coisa que pensei para ser um lugar aconchegante, divertido, coletivo, e que fizesse a gente voltar a não ficar no celular o tempo inteiro”, conta a idealizadora do Quintal, Larissa Lopes. 

A casa ainda tem o residente gastronômico, o Café de Quintal, uma cafeteria e lanchonete com cardápio completo, com lanches salgados, doces, bebidas quentes e geladas. Será inaugurado no mesmo dia do Quintal, nesta sexta-feira (19) e será aberto a todos os públicos.

Programação de agosto 

A partir de agosto, o Quintal oferecerá cursos de teatro para todas as faixas etárias. Serão turmas para crianças de 3 a 5 anos, de 6 a 10 anos, adolescentes de 11 a 14 anos e adultos. As aulas serão ministradas pelos professores e atores Raphael Pompeu e Fernanda Guerreiro e acontecerão uma vez por semana no Quintal, às terças e quartas-feiras.

As aulas experimentais começam nesta terça-feira (16) e serão gratuitas. As inscrições poderão ser feitas presencialmente no Quintal ou pelo formulário de inscrição.

Aos sábados pela manhã, o centro cultural sediará o curso de fotografia FotoConsciente, ministrado pelos renomados fotógrafos Mari Pitta e Luiz Fernando Nabuco.

O curso tem como objetivo introduzir pessoas ao fazer fotográfico, estimulando e dando subsídios para a prática da fotografia com controle das suas técnicas básicas. As aulas acontecem todos os sábados, de 9h às 12h, e terão início no sábado (27). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.

No último fim de semana de agosto, no sábado (27) e domingo (28), acontecerá no Quintal o Festival de Folclore, com contação de histórias, teatro de sombras, palhaçaria, oficina de Bumba meu boi, danças, mamulengo e muito mais. O evento começará às 15h30, em ambos os dias, e será gratuito.

< Gracyanne Barbosa exibe flexibilidade na web; confira Campeã do Masterchef exibe barriga gigantesca; veja fotos <