Cidades
O sobe e desce no indicador de Covid-19 em Niterói deixa a cidade em alerta
O prefeito de Niterói, Axel Grael, optou pela manutenção das medidas impostas, desde a última quinta-feira (4), quando publicou decreto com restrição de serviços na cidade. Desde então o município oscilou no chamado indicador síntese, com o panorama do número de casos e do volume de internações na cidade.
Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, houve melhora no índice no início da semana, quando chegou recuou para 8,63, mas nos últimos dias voltou a aumentar para 9,3, por conta do aumento das internações por Covid-19 nos hospitais da cidade.
De acordo com o prefeito, Niterói não vai esperar um colapso nos sistemas de saúde do município. Ele também comentou as situações de outros estados, como São Paulo e Florianópolis, que estão com medidas restritivas mais severas.
"O fato de reduzir o horário dos bares e restaurantes não quer dizer que são os vilões do aumento dos casos"
Regras
As novas regras foram decretadas na cidade para conter o avanço do novo coronavírus. Pela medida, bares e restaurantes tiveram seus horários reduzidos, e funcionam até as 18h, conforme a publicação do decreto editado na última quinta-feira (4), quando os números da pandemia mostravam o mesmo índice de 9,38.
O prefeito chegou a cogitar, na última segunda-feira (8), a flexibilização das medidas caso os registros na cidade mostrassem bons resultados, o que não aconteceu.
No último final de semana, atendendo aos protestos de comerciantes e empresários, Axel concedeu, em caráter temporário para o final de semana, horário estendido até as 22h, mas desde a segunda-feira foi dado início ao novo horário até as 18h.
As novas regras seguem até domingo, dia 21, quando uma nova avaliação será feita pela administração municipal.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!