Cidades

O sobe e desce no indicador de Covid-19 em Niterói deixa a cidade em alerta

Restrição de horário é mantida por conta de nova alta no indicador. Foto: Pedro Conforte

O prefeito de Niterói, Axel Grael, optou pela manutenção das medidas impostas, desde a última quinta-feira (4), quando publicou decreto com restrição de serviços na cidade. Desde então o município oscilou no chamado indicador síntese, com o panorama do número de casos e do volume de internações na cidade.

Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, houve melhora no índice no início da semana, quando chegou recuou para 8,63, mas nos últimos dias voltou a aumentar para 9,3, por conta do aumento das internações por Covid-19 nos hospitais da cidade.

De acordo com o prefeito, Niterói não vai esperar um colapso nos sistemas de saúde do município. Ele também comentou as situações de outros estados, como São Paulo e Florianópolis, que estão com medidas restritivas mais severas.

"O fato de reduzir o horário dos bares e restaurantes não quer dizer que são os vilões do aumento dos casos"

Regras

As novas regras foram decretadas na cidade para conter o avanço do novo coronavírus. Pela medida, bares e restaurantes tiveram seus horários reduzidos, e funcionam até as 18h, conforme a publicação do decreto editado na última quinta-feira (4), quando os números da pandemia mostravam o mesmo índice de 9,38.

O prefeito chegou a cogitar, na última segunda-feira (8), a flexibilização das medidas caso os registros na cidade mostrassem bons resultados, o que não aconteceu.

No último final de semana, atendendo aos protestos de comerciantes e empresários, Axel concedeu, em caráter temporário para o final de semana, horário estendido até as 22h, mas desde a segunda-feira foi dado início ao novo horário até as 18h.

As novas regras seguem até domingo, dia 21, quando uma nova avaliação será feita pela administração municipal.

< Rio suspende vacinação de idosos com 75 anos ou mais MP realiza operação contra furto de combustíveis no Rio <