Cidades

Obra embargada em parque estadual de Saquarema pode ser liberada

Imagem ilustrativa da imagem Obra embargada em parque estadual de Saquarema pode ser liberada
A obra foi iniciada em novembro de 2020. Foto: Ascom Saquarema

As obras de drenagem e pavimentação na Estrada dos Cajueiros, no bairro Vilatur, em Saquarema, embargada no último dia 10 pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), poderão ser retomadas na próxima semana, segundo nota divulgada nesta terça-feira (24) pelo instituto.

Segundo o Inea, o embargo se deu com o objetivo de melhorar os estudos de gestão para a proteção da fauna local, mas que irá enviar uma equipe para vistoria na próxima semana, e dependendo do resultado da inspeção, poderá autorizar a retomada.

A obra foi iniciada em novembro de 2020 e acontece dentro de uma área de preservação ambiental: o Parque Estadual da Costa do Sol. Desde que foi paralisada, há 14 dias, moradores da região dividem opiniões.

"Essa pavimentação é extremamente necessária! É uma rota de trabalho para muito gente, e quando chove fica intransitável"

Pedro Silveira, 29 anos, produtor de eventos

A Prefeitura informou que está em contato com representantes do Inea e do Parque Estadual da Costa do Sol para resolver a questão. Em nota a prefeitura ressaltou que possui todas as licenças, inclusive a do Inea, para a execução da obra.

Segundo o Executivo, em decorrência da licença foi enviado ofício ao Inea, com data de 11 de agosto de 2020, para que o órgão gestor do Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb – PECS apresentasse condicionantes, caso fosse necessário.

Ainda em nota, a cidade declarou que até o momento da notificação, não houve manifestação do órgão gestor do Parque Estadual da Costa do Sol com relação aos condicionantes.

A administração de Saquarema informou ter sido surpreendida com a emissão do Auto de Embargo Cautelar de Obras expedido por agente do Inea e que o documento apresentado é inconclusivo pois, segundo a prefeitura, não especificou qual seria a irregularidade encontrada na obra.

Questionados se retornarão a obra imediatamente após liberação do Inea e sobre o prazo para fim da drenagem e pavimentação a Prefeitura de Saquarema não respondeu.

< Preso em São Gonçalo escondido na casa da titia Rodrigo Neves em Brasília <