Logo Enfoco


    Cidades

    Obra no canal de Itaipuaçu é embargada

    Publicado 09/08/2019 às 13:42 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Obras foram embargadas e maquinário apreendido pelo Inea. Foto: Polícia Federal

    A Polícia Federal juntamente com a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) deflagraram a “Operação Erosão” com o fim de apurar irregularidades na realização da obra da construção do Molhe (Quebra-Mar) na Praia do Recanto em Itaipuaçu, Maricá.

    Na operação foi realizada vistoria conjunta na obra da Praia do Recanto onde foi constatado que a mesma está sendo construída contrariando normas legais ambientais incidentes, notadamente, em razão da ausência do licenciamento legal necessário para a realização de obra de impacto ambiental na área da zona costeira de Itaipuaçu, bem como razão da prática irregular de extração de areia da praia em grande quantidade e sem a necessária autorização da Agência Nacional de Mineração.

    As equipes da Polícia Federal, ANM e INEA realizaram ainda vistorias no Parque Nanci, Parque Guaratiba e no depósito de bota-fora da empresa SOMAR (autarquia municipal de serviços de obras da cidade de Maricá), locais onde estaria sendo depositada a areia da Praia de Itaipuaçu retirada para a construção do molhe.

    Ainda em diligência, as autoridades estiveram na sede da SOMAR onde foi formalizada a paralisação e embargo da obra de construção do molhe e retirada da areia da praia, por intermédio de Auto de Paralisação e Auto de Embargo lavrados pela ANM e INEA, respectivamente. As máquinas retroescavadeiras utilizadas na obra foram apreendidas pelo INEA e a obra encontra-se suspensa. 

    Na oportunidade, o Secretário de Meio Ambiente de Maricá e o Diretor de Obras da autarquia do município foram intimados para prestarem esclarecimentos nos autos do inquérito policial federal que irá apurar o fato na integralidade.

    A operação foi batizada de “Operação Erosão” cujo significado é o ato de corroer, destruir, consumir, de gastar de forma lenta e contínua, considerado um dos principais problemas de destruição ambiental, cujos elementos da natureza são a base de toda a vida no planeta.

    A areia que compõe o litoral de Itaipuaçu é conhecida pela característica rara de sedimento com seixos muito bem arredondados formados em grande parte por quartzo puro.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Troca de tiros termina com baleado em São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    Museu expõe descobertas arqueológicas da TransOceânica

    Relacionados em Cidades