Cidades

Ocupação de UTIs na rede particular de Niterói e SG segue estável

Niterói e São Gonçalo registraram leve queda de internação em UTIs na rede particular de saúde. Foto: Gov PR

A análise do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde (SindhLest) feita no período inicial de pós-Carnaval revela estabilidade na taxa de ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes diagnosticados com Covid-19 em hospitais particulares de Niterói e São Gonçalo.

Em Niterói, por exemplo, o boletim semanal divulgado nesta quinta-feira (18) mostra que há apenas 51 leitos ocupados, representando média de 18% de ocupação dos leitos de UTI reservados para Covid nas redes privadas, somente.

Na semana passada, houve diminuição de 78 para 50 pacientes internados nessas unidades de tratamento, o que correspondia a 19% da taxa.

Até o momento, há 65 quartos ocupados nos hospitais particulares (19% de ocupação dos quartos reservados para Covid). No último dia 9, haviam 63, conforme já revelou a SindhLeste.

Indicador

A cada semana, um grupo de especialistas da Prefeitura de Niterói analisa 12 indicadores, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos, e chega em um indicador síntese de monitoramento da doença. Atualmente, esse indicador está em 5.88, conforme mostra última atualização feita no dia 11. E quando chegar em 5, a cidade passará para o estágio amarelo nível 1, o patamar mais flexível.

Vacinados

A Prefeitura de Niterói começou, nesta quinta (18), a vacinar idosos acima de 86 anos contra Covid-19. Nesta sexta (19), a imunização para esta faixa etária continua nas policlínicas do Barreto, Vital Brazil, Itaipu, Centro, Fonseca e Piratininga.

Por conta da baixa quantidade de vacinas em estoque, o funcionamento do drive thru da UFF está suspenso. A Secretaria Municipal de Saúde disse que está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

“A responsabilidade de aquisição das vacinas é do Ministério da Saúde, que encaminha as doses para os governos estaduais, que envia para as prefeituras. Nós dependemos sempre da chegada de doses de vacina à nossa cidade para imunizar a população. Outras cidades já suspenderam a vacinação. Nós ainda temos doses, mesmo em número reduzido, e continuamos trabalhando. Aguardamos a chegada de novas remessas”

Axel Grael, prefeito de Niterói, durante transmissão pela internet

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que grande parte dos idosos acima de 86 anos já foi imunizada.

“Amanhã faremos mais um esforço para completar essa faixa etária, tendo em vista que não temos previsão oficial de chegada de novas doses. A quantidade de doses disponíveis não justifica abrir o drive thru, por isso amanhã a imunização será feita nas seis policlínicas”

Nesta sexta, as doses da vacina estarão disponíveis nas policlínicas do Barreto, Vital Brazil, Itaipu, Centro, Fonseca e Piratininga, onde os idosos podem entrar nas unidades das 8h às 16h e a vacinação acontece até as 17h. É necessário apresentar documento de identidade com data de nascimento e CPF.

Até a última quarta-feira (17), 22.942 pessoas já tinham sido vacinadas contra a Covid-19 em Niterói. Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência, os primeiros a serem vacinados em Niterói seguem recebendo a segunda dose da vacina. Já receberam a segunda dose 5.088 pessoas. A vacinação de profissionais de saúde com mais de 60 anos está suspensa até a chegada de novas doses.

Acamados

Para os acamados, dentro da faixa etária em processo de imunização, o agendamento para vacinação pode ser feito pelo e-mail [email protected]. Na hora do agendamento tem que ser informado o nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde da pessoa a ser vacinada e telefone para contato.

Locais de vacinação no dia 19

  • Policlínica Sérgio Arouca - Rua Vital Brasil Filho, s/nº - Vital Brasil.
  • Policlínica Dr. João da Silva Vizella - Rua Presidente Craveiro Lopes, 726 – Barreto.
  • Policlínica Regional de Itaipu - Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva - Avenida Jansen de Melo, s/nº - São Lourenço.
  • Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March - R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
  • Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.

Em caso de sintomas leves de Covid-19, como tosse, febre, perda de olfato e paladar, os moradores de Niterói podem procurar atendimento na unidade da rede básica de saúde (Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família) mais próxima de sua residência.

Todas as unidades estão realizando o teste rápido de Covid-19, a partir do oitavo dia de sintoma, como orientado pelas autoridades de Saúde. Em caso de sintomas graves, como falta de ar, a cidade conta com atendimento 24 horas no Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro, Unidade de Urgência Mário Monteiro, em Piratininga, e os serviços de pronto atendimento das Policlínicas do Largo da Batalha e da Engenhoca.

Casos

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói disse que até esta quinta a cidade registrou 28.810 casos confirmados da Covid-19. O prefeito Axel Grael (PDT) revelou que no período de quase um ano da pandemia, foram 27.714 recuperados do vírus.

De acordo com a pasta, são 210 pacientes que permanecem hospitalizados (públicos e privados) e 87 em isolamento. Niterói já tem 799 vidas perdidas por complicações da doença.

Procurada, a Prefeitura de Niterói ainda não informou se pretende adotar alguma medida para se prevenir de uma possível nova onda de contaminações e internações na cidade, considerando os próximos dias de pós-Carnaval.

O governo local não informou ainda se estuda a possibilidade de um novo lockdown, ou até mesmo ampliação de mais leitos.

São Gonçalo

Levantamento do SindhLeste mostra que em São Gonçalo, o número de leitos UTI ocupados na rede particular se manteve estável: de 19 cresceu para 21 (36% de ocupação). Já os quartos ocupados nos hospitais particulares aumentou de 14 para 20 (atuais 22% de ocupação) no comparativo com a última semana.

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou sete óbitos em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira (18), chegando a 1.372 no total.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 48.530 casos confirmados, 45.505 curados, 45 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 1.608 em quarentena domiciliar e 1.372 óbitos confirmados.

Os óbitos lançados no boletim desta quinta são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes. As vítimas fatais são dos bairros Mutuá, Sacramento, Monjolos, Jardim Catarina, Pacheco, Rocha e Tribobó.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo disse que aguarda novas remessas de vacinas para continuar vacinando a população. No início da tarde desta quinta-feira (18), a vacinação para idosos a partir de 81 anos e profissionais de saúde com mais de 60 anos, que atuem na área hospitalar e comprovem vínculo com o município, foi suspensa devido ao término das doses. 

Nesta quinta-feira (18), a procura nas unidades de saúde cresceu, consideravelmente, em relação aos dias anteriores nas primeiras horas da manhã. No início da tarde, as doses acabaram.

A cidade vacinou, nesta quinta-feira (18), 2.404 idosos com mais de 81 anos e 11 profissionais de saúde. Ao todo, o município soma 33.012 pessoas vacinadas, sendo 21.829 trabalhadores da saúde, 9.678 idosos com mais de 81 anos, 1.370 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 67 pessoas de residências terapêuticas e 68 acamados que são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). 

Além da vacinação nas unidades de saúde para idosos com mais de 81 anos e profissionais de saúde com mais de 60 anos, São Gonçalo segue imunizando com a segunda dose os profissionais que atuam em hospitais e postos da linha de frente da Covid-19, em seus locais de trabalho, e idosos em instituição de longa permanência (Ilpis) e residências terapêuticas. Ao todo, receberam a segunda dose 3.442 pessoas. 

< São Gonçalo registra quatro roubos de cargas em menos de 12 horas Um morto e 15 presos durante operação em São Gonçalo <