Vida selvagem

Onça parda e gato maracajá são flagrados em área ambiental de Maricá

Felinos são considerados espécies extintas em regiões litorâneas

Onza parda é flagrada em área de proteção ambiental em Maricá
Onza parda é flagrada em área de proteção ambiental em Maricá |  Foto: Divulgação
 

Há vida selvagem nas matas de Maricá. Uma onça parda, da espécie Puma Concolor, e um gato maracajá, conhecido como gato do mato, por ter porte maior que o felino doméstico, foram flagrados circulando em uma área de proteção ambiental da cidade localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os dois felinos, que eram considerados extintos em área litorânea, foram captados pela armadilhas fotográficas instaladas nas florestas do Refúgio da Vida Silvestre de Maricá (Revimar).

"Além do fator pandemia, que fez com que menos seres humanos ficassem circulando pelas ruas, assim diminuindo os riscos de atropelamentos, há também o processo de conscientização  ambiental da população, a criação de unidades de conservação e corredores ecológicos e a diminuição da caça e das queimadas na região, existe a possibilidade desses filinos migrarem", explica o biólogo Marcello Mello, para tratar da aparição dos felino.

"Esses grandes felinos sempre foram importantíssimos para a Mata Atlântica que é o Bioma que prevalece em nossa região. Eles são o topo da cadeia alimentar nestas florestas controlando e equilibrando outras populações de animais. Se não houver o planejamento de políticas ambientais públicas, com a contratação de especialistas, parcerias com universidades do país e até do exterior, o retorno destes felinos passa a ficar comprometido . É necessário o constante monitoramento dessas espécies, a comunicação e a educação da população local", completa Mello. .

Ao G1,  o biólogo Izar Aximoff comemorou a aparição dos felinos em Maricá. Izar é especialista em felinos e convidado pela Revimar para estudar o local.  

É uma excelente notícia descobrir que espécies tão importantes e ameaçadas da Mata Atlântica ainda resistem perto do mar. São animais espetaculares, patrimônios do país e merecem toda a proteção Izar Aximoff, Biólogo
 

Não é a primeira vez que uma onça parda é vista pela região de Maricá. Em 2014 a presença do felino nas ruas de Maricá acabou tirando o sossego de quem morava na cidade. O animal, na época, foi flagrado andando pelas ruas de Itaipuaçu. 

Gato maracajá é flagrada em área de proteção ambiental em Maricá
Gato maracajá é flagrada em área de proteção ambiental em Maricá |  Foto: Divulgação
 

< Maricá começa segunda semana da vacinação contra gripe Viradouro encerra noite de ensaios técnicos na Sapucaí <