Cidades

Ônibus da Defesa do Consumidor estaciona no Centro de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Ônibus da Defesa do Consumidor estaciona no Centro de Niterói
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Serviço funciona até as 17h na Praça Arariboia. Foto: Karina Cruz

O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está em Niterói para atender a população nesta sexta-feira (8) até as 17h, no centro da cidade. Os serviços de orientação jurídica sobre relação de consumo, queixas sobre a atuação de órgãos públicos, esclarecimentos de dúvidas, entre outros serviços, estão sendo prestados na Praça Araribóia.

De acordo com o advogado e coordenador do serviço itinerante da Alerj, Vítor Andrade, as campeãs de reclamação são as concessionárias de serviços públicos, como luz, água, gás, telefonia e TV a cabo, posterior a isso, entram os bancos.

Em média, o advogado informa que recebem cerca de 30 a 40 reclamações diárias, mas esse número varia de acordo com o dia, nesta sexta-feira (8) por exemplo, ele acredita que o número pode ser menor devido às chuvas.

“A gente já teve dez procuras nesta sexta (8), mas de reclamação mesmo foram três, as demais foram orientações, mas toda vez que chove as pessoas não param com muita frequência” informou.

O advogado informa ainda que o objetivo é informar as pessoas sobre seus direitos e deveres como consumidores.

Quem aproveitou a oportunidade para realizar reclamações foi João de Barros, aposentado de 68 anos.

“Meu cartão vence dia 15, mas a fatura só chega depois, e eles ficam me cobrando juros. Mostrei as mensagem que recebi aqui e eles estão me orientando, porque eu já tentei resolver antes e não consigo, espero conseguir sair daqui com isso resolvido”

A unidade itinerante circula semanalmente pelos 92 municípios do Rio de Janeiro. As questões que não forem resolvidas no mesmo dia serão enviadas para a sede da Codecon, na Rua da Ajuda, n° 5, 2º andar, onde estão disponíveis guichês de atendimento ao cidadão. Os serviços funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h.

A Codecon recebe também demandas da população por meio do Zap do Consumidor pelo (21)99854-7060, pelo email [email protected] e também através do site www.cdcrj.com.br.

< Aeroportos devem receber 700 mil pessoas em feriadão Vacinação antirrábica chega à Região Oceânica de Niterói neste sábado <