Fiscalização

Operação 'Papai Noel' reforça segurança para compras em Niterói

Cerca de 120 agentes estão espalhados pela cidade

Objetivo é inibir os pequenos delitos que possam ocorrer nas áreas de grande circulação de pessoas.
Objetivo é inibir os pequenos delitos que possam ocorrer nas áreas de grande circulação de pessoas. |  Foto: Divulgação/Bruno Eduardo Alves
  

Com o objetivo de aumentar a tranquilidade do comércio e de quem vai às compras neste período de festas natalinas, a Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop) deu início nesta segunda-feira (27) à Operação Papai Noel, em Niterói. Cerca de 120 agentes estarão distribuídos em locais de maior concentração de pessoas, como as ruas do Centro da cidade e das zonas Norte e Sul. A ação contará com o apoio do Centro Integrado de Segurança pública (Cisp). A ação acontecerá até o dia 25 de dezembro.

Os agentes atuarão preventivamente para inibir os pequenos delitos que possam ocorrer nas áreas de grande circulação de pessoas. Além disso, flanelinhas que estiverem atuando nas ruas serão conduzidos para a delegacia mais próxima por exercício ilegal da profissão.

Durante a 'Operação Papai Noel', será feito o ordenamento do espaço público obedecendo ao Código de Postura. Os agentes também estarão coibindo o comércio ilegal de mercadorias e realizando apreensões quando necessário. O passeio público também será fiscalizado para evitar estacionamento irregular, entre outras infrações que estejam em desacordo com o Código Nacional de Trânsito.

O Inspetor Geral da Guarda Municipal, Paulo Brito, explica que o trabalho neste  período é importante para garantir mais tranquilidade à população durante as compras.

“Estaremos com nossos guardas, agentes da Seop e Fiscalização de Posturas dando todo apoio que o cidadão precisar.  Estaremos também com gentes das coordenadorias de Trânsito e de Ações Táticas e das regionais. Os guardas estarão posicionados em pontos estratégicos e de grande concentração de pessoas, com motocicletas e viaturas. Em Icaraí, o reforço contará ainda com os agentes que fazem o ciclopatrulhamento. Agentes a pé também estarão circulando nos bairros”, detalhou.

O CISP  estará atuando em caso de necessidade auxiliando no deslocamento de equipes através do denúncias e informações através dos números 153 (telefone) e (21) 98450-0153 (WhatsApp).

Fiscalização de Postura orientará o comércio em geral

Antecedendo a Operação Papai Noel, a Seop já colocou equipes nas ruas realizando ações para manter o ordenamento nos bairros e coibir o comércio ilegal. A operação contará com agentes da Seop, guardas municipais, fiscais do Departamento de Fiscalização de Postura (Fipo) e Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

O Departamento de Fiscalização de Postura irá orientar comerciantes e donos de bancas de jornais para que não deixem mercadorias expostas fora do comércio ou nas calçadas. A orientação também está valendo para a utilização de som como forma de propaganda.

< Brasileira é presa na Espanha após ser confundida com sequestradora 'Desesperado', diz morador que teve casa destruída na Baixada <