Cidades

Operação Ralo Limpo remove mais de 80 toneladas de resíduos na cidade do Rio

Imagem ilustrativa da imagem Operação Ralo Limpo remove mais de 80 toneladas de resíduos na cidade do Rio
A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Plano Verão 21/22. Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio removeu 81 toneladas de resíduos em 12 dias da Operação Ralo Limpo, com a limpeza e a desobstrução de 1.258 bueiros em 14 vias com maior recorrência de alagamentos e bolsões de água na cidade.

Coordenada pelo Centro de Operações Rio (COR), a ação começou no dia 5 de julho e continua nesta segunda-feira (19). A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Plano Verão 21/22, para o período chuvoso entre os meses de novembro de 2021 e abril de 2022.

Ao todo, 220 profissionais, entre garis da Comlurb e equipes da Secretaria de Conservação, participaram da operação, que resultou, até o dia 16 de julho, na limpeza de 1.258 ralos nas avenidas Presidente Vargas, no Centro; Francisco Bicalho, no Santo Cristo; Armando Lombardi, Ministro Ivan Lins e Ayrton Senna, na Barra da Tijuca; Ministro Edgard Romero, em Madureira; e Ernani Cardoso, em Cascadura; nas ruas Bela, em São Cristóvão; Silva Freire e Vinte e Quatro de Maio, no Engenho Novo; Bulhões de Marcial, em Vigário Geral; estradas da Pedra, em Guaratiba; e do Galeão, na Ilha do Governador; e no Campo de São Cristóvão.

As equipes intensificaram o trabalho e 597 caixas de ralos foram limpas, com a  desobstrução de 3.798 metros de rede de drenagem. O roteiro contemplará 50 vias da cidade até o mês de setembro, com base em mapeamento feito pelo Centro de Operações Rio. O trabalho envolve ainda equipes da Rio Águas, CET-Rio, Guarda Municipal e todas as subprefeituras.

A novidade deste ano foi a antecipação em dois meses do calendário de limpeza, permitindo não só a conclusão do trabalho antes do período chuvoso como o desenvolvimento de projetos e soluções a longo prazo. As operações ocorrem em horários alternativos, fora dos períodos de rush, para minimizar os impactos no trânsito.

< Crianças do crime - A ilusão do poder paralelo e o encontro da morte real Palmeiras derrota o Atlético-GO por 3 a 0 <