Cidades
Operação Verão começa dia 15 de novembro em Niterói
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, ontem (8), o início da Operação Verão 2018-2019 em doze praias da cidade. Por conta das temperaturas mais altas e do grande movimento de moradores e turistas na orla de Niterói, a ação de ordenamento das praias e do trânsito vai acontecer de 15 de novembro a 10 de março. Além da atuação de diversos órgãos públicos municipais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros participarão de forma integrada com o Município.
“A praia é um espaço de convívio e peço para que cada um dos cidadãos nos ajude descartando o lixo de forma correta, não estacionando na garagem dos moradores, respeitando a lei de vizinhança, não usando caixas de som ou prejudicando a convivência de qualquer maneira. A participação do cidadão é muito importante para que a Operação Verão seja bem-sucedida”, destacou Rodrigo Neves.
O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói), tenente-coronel Márcio Guimarães, informou que 62 policiais estarão dedicados à Operação Verão, atuando de forma conjunta com a Guarda Municipal, fazendo o patrulhamento a pé, de bicicleta, motocicletas, quadriciclos e viaturas.
Já o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, afirmou que a Operação Verão vai contar com 70 agentes da Seop, incluindo guardas, agentes operacionais e da Fiscalização de Postura que vão promover o ordenamento nas faixas de areia, calçadão, ruas e praças próximas aos locais frequentados pelos banhistas. Os agentes também fiscalizarão os quiosques. Flanelinhas serão conduzidos por exercício ilegal da profissão.
“Como fazemos todos os anos durante o período de maior movimento nas praias, vamos fiscalizar e organizar. Todos podem se divertir, mas é importante respeitar as leis e não incomodar moradores ou outros banhistas. Também queremos manter o ordenamento nos quiosques e no comércio para impedir ocupação do espaço público que, muitas vezes, impede o ir e vir das pessoas”, afirmou o secretário.
O presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha, explica que 30 agentes de trânsito vão atuar nas praias, com fiscalização em viaturas e motocicletas, além de seis reboques.
“Vamos trabalhar para minimizar as consequências da grande afluência de veículos, com o objetivo de que o trânsito seja rápido, seguro e eficiente. Um dos pontos estratégicos é o acesso para as praias de Camboinhas e Piratininga, que terá três operadores organizando o fluxo de veículos nos horários de pico da entrada e saída das praias. A NitTrans também fará a organização dos estacionamentos, com a remoção de veículos parados irregularmente”, afirmou Paulo Afonso.
O presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Luiz Fróes, explica que 80 profissionais estarão atuando em tendas montadas nas praias da cidade, realizando a distribuição de sacolas plásticas e material informativo, além de esclarecimentos sobre o descarte correto dos resíduos. Fróes conta, ainda, que os tratores chamados "tatuí" estarão realizando a limpeza a partir de dezembro com horário diferenciado.
Praias – A Operação Verão acontecerá nas praias do Gragoatá, Boa Viagem, Flexas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Adão e Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!