Cidades
Operação Verão começa neste sábado em Niterói
A Operação Verão começa neste sábado em 12 praias de Niterói. O objetivo é minimizar os impactos causados nos acessos à orla e nas praias pelo grande fluxo de moradores e visitantes que procuram esses espaços na alta temporada, segundo a Prefeitura de Niterói.
A ação de ordenamento acontecerá em todos os fins de semana e feriados até 8 de março e será coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). A recomendação é para que os frequentadores priorizem o transporte público nos deslocamentos.
Para denúncias e urgências, os frequentadores das praias poderão ligar para o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Equipes estarão de prontidão para atender as ligações e tomar providências. A Operação Verão contará com 56 agentes da Guarda Municipal e da Seop, com o apoio de 21 viaturas.
Além da Seop, Guarda Municipal e Departamento de Fiscalização de Posturas também participam efetivos da NitTrans, Neltur, Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), as administrações regionais de Icaraí, Região Oceânica, e de São Francisco e Charitas, Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten), Defesa Civil municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
“Estamos reunindo todos os órgãos públicos municipais, além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, numa operação para minimizar os impactos que ocorrem no verão por causa do grande número de frequentadores que buscam as praias como lazer”, explica o secretário municipal de Ordem Pública de Niterói, coronel Paulo Henrique de Moraes.
A Seop terá guardas municipais, agentes operacionais e da Fiscalização de Postura nas praias. Eles vão promover o ordenamento nas faixas de areia, calçadão, ruas e praças próximas aos locais frequentados pelos banhistas. Os agentes também fiscalizarão os quiosques. Flanelinhas serão conduzidos à delegacia mais próxima por exercício de atividade ilegal.
Trânsito
A NitTrans inicia, neste sábado, a 'Operação Praia', em apoio à Operação Verão. O objetivo é orientar o fluxo de veículos e otimizar o tráfego nos acessos às praias da Região Oceânica e de Jurujuba aos fins de semanas e feriados durante o verão. Durante a operação haverá alteração do ponto final dos ônibus em Itaipu e Piratininga, da implantação de faixas móveis nos horários de maior fluxo nas rotatórias de acesso a Piratininga e Camboinhas.
A operação também se estenderá até 8 de março de 2020 e contará com 30 agentes de trânsito atuando em três turnos. A equipe da NitTrans atuará em conjunto com a Guarda fiscalizando as vias próximas às praias para coibir o estacionamento irregular de veículos em fila dupla e nos acessos a garagens. Para isso, serão disponibilizadas cinco motocicletas e cinco reboques.
A fiscalização de trânsito será reforçada ao longo da pista do BHLS na TransOceânica. É sujeito a multa o tráfego de veículos de passeio nas faixas exclusivas para ônibus sem a autorização necessária dos agentes e operadores de trânsito.
“A faixa exclusiva dos ônibus prioriza o transporte público e, assim como o BHLS, merece o respeito de todos os condutores de veículos. A nossa meta é proporcionar trânsito e transportes rápidos, seguros e eficientes a todos, inclusive nos deslocamentos para o lazer e à praia”, explica o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha.
Praias
Camboinhas e Piratininga – Serão implantadas faixas móveis na rotatória localizada em frente ao shopping Itaipu Multicenter e na rotatória da entrada de Camboinhas, priorizando o fluxo de veículos durante a chegada à praia, das 9h às 14h, e durante a saída, das 16h às 22h, em todos os dias de operação.
A temporização do sistema semafórico será ajustada pela manhã e no fim da tarde em 'Onda Verde' – que abre os sinais progressivamente – desde Camboinhas, passando pelo DPO de Piratininga até o shopping Itaipu Multicenter. O ponto final dos ônibus na Prainha de Piratininga será alterado para a Rua General Cristóvão Barcelos.
Itaipu – Dois agentes de trânsito atuarão na rotatória da Estrada Francisco da Cruz Nunes com a Avenida Central Ewerton Xavier das 9h às 14h e das 16h às 22h, em reforço à operação de trânsito no local. Em Itaipu, o ponto final dos ônibus da empresa Amparo será transferido para a Estrada Francisco da Cruz Nunes e o ponto final dos ônibus da empresa Pendotiba será deslocado para a Rua São Vicente Pallotti, que terá o estacionamento de veículos de passeio proibido nos dois lados.
Uma nova área de estacionamento será criada no trecho entre a Praça do Viçoso Jardim e a Rua Max Albin.
Itacoatiara – Agentes da NitTrans atuarão em apoio à Guarda Municipal no bairro para coibir o estacionamento irregular e remover os veículos estacionados em fila dupla ou nos acessos a garagens.
Jurujuba – Será proibido o estacionamento na esquina da Avenida Carlos Ermelindo Marins com Estrada Eurico Gaspar Dutra, para garantir a manobra dos ônibus e carros durante os fins de semana e feriados. O trânsito será interditado na Estrada Eurico Gaspar Dutra a partir da Travessa São Jerônimo. Agentes da NitTrans fiscalizarão o bairro a fim de coibir o estacionamento irregular.
A NitTrans também reforçará a orientação de trânsito no cruzamento das avenidas Presidente Roosevelt e Quintino Bocaiuva.
Limpeza – A Clin atuará na Operação Verão com 120 funcionários em tendas montadas nas seis praias mais movimentadas da cidade: Icaraí, Charitas, Piratininga, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Segundo o presidente Luiz Carlos Fróes, a empresa vai oferecer sacolas plásticas e orientar os banhistas sobre como descartar corretamente os resíduos, além de instalar contêineres ao longo da areia das praias.
“É extremamente importante a participação da população no descarte correto de resíduos para manter a limpeza dos espaços públicos. Além dos serviços que garantem a limpeza da cidade diariamente, diversas ações ambientais são desenvolvidas pela Clin durante todo o ano e levadas à população nas praias, praças, escolas e eventos deixando a cidade cada vez mais sustentável. Nossa atuação durante a Operação Verão tem conseguido resultados bastante positivos”, diz Fróes.
Recomendações
- Comerciantes não podem cobrar consumação mínima na areia;
- Sempre identificar as crianças. Em caso de desaparecimento, procurar imediatamente a força de segurança mais próxima: guarda municipal ou polícia militar;
- Não levar garrafas de vidro para areia;
- Não estacionar em frente a garagens;
- Não utilizar som alto em veículos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!