Cidades
Orla de Icaraí, em Niterói, pode ter faixas ampliadas para lazer aos domingos
Uma iniciativa na Câmara Municipal de Niterói defende que a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, tenha duas faixas interditadas para prática de esportes e lazer aos domingos. A proposta será debatida em audiência pública na próxima quarta-feira (30).
De acordo com o vereador Rodrigo Farah (MDB), que convocou a audiência, a Prefeitura de Niterói se dispôs a acolher a ideia. Como não é preciso determinar a interdição por lei, o projeto depende da adesão da população.
A vontade de tornar a interdição para esporte uma tradição em Niterói surgiu no Orla Viva, que mobilizou centenas de pedestres e ciclistas no último dia 29 de setembro, na 'Virada da Mobilidade'.
"Muitas pessoas elogiaram a interdição aquele dia, havia muitas crianças andando de patinete, skate, muitas famílias na orla. Eu sempre sonhei com essa iniciativa na orla e penso que deu certo", afirmou o vereador.
Na audiência, devem ser definidos detalhes como: horário de fechamento, faixas, ordenamento de trânsito, estacionamento e periodicidade do projeto.
O vereador Farah defende a interdição da orla aos domingos, das 6h às 13h, entre as ruas Álvares de Azevedo e Avenida Ari Parreiras. Para ele, o estacionamento e instalação de barracas na orla devem ser proibidos durante a interdição.
"Mas essa é a minha opinião, precisamos ouvir a população e as secretarias. Se as pessoas vão querer apenas no verão ou a cada 15 dias, isso deve ser discutido", completou.
Foram convocados para a discussão representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), entre outras.
A audiência será realizada na próxima quarta-feira (30) às 20h, no plenário da Câmara.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!