Celebração

Paes decreta ponto facultativo no 1º dia de Rock in Rio

Data foi nomeada como 'Dia do Reencontro'

A data serve para celebrar um ano do início da flexibilização das medidas restritivas adotadas por conta da Covid-19
A data serve para celebrar um ano do início da flexibilização das medidas restritivas adotadas por conta da Covid-19 |  Foto: Divulgação
 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), determinou o próximo dia 2 de setembro como o "Dia do Reencontro" na capital. E mais: com direito a ponto facultativo nas repartições públicas da cidade.

A data serve para celebrar um ano do início da flexibilização das medidas restritivas adotadas por conta da Covid-19.

A iniciativa coincidiu com o primeiro dia do retorno do Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, após hiato de três anos - e marcará o reinício de grandes eventos na cidade. 

Conforme o texto publicado em Diário Oficial nesta segunda-feira (8), o Rock in Rio é responsável por gerar empregos, movimentar a economia e atrair visitantes de vários lugares do mundo.

Planejamento

A Prefeitura do Rio apresentou o esquema operacional que integra 26 órgãos do município para a realização do Rock in Rio. As ações direcionadas ao festival, que acontece em setembro no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, contemplam serviços como planejamento de transportes, interdições de vias e limpeza urbana, com a atuação de mais de 2 mil agentes do município, 54 veículos, 23 caminhões e 22 maquinários, entre outros.

Serão instaladas ainda 129 câmeras no entorno da Cidade do Rock, em pontos estratégicos para a mobilidade urbana. Nesta edição, que acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, no planejamento da operação de ônibus para transporte do público até o local, com o objetivo de minimizar o impacto para a população, foi criado o serviço de fretamento de ônibus (Serviço Especial Rock Express) sob a responsabilidade dos organizadores do Rock In Rio, que utilizará a calha do BRT.

Apenas moradores credenciados vão passar nos pontos de bloqueios. Estão programadas diversas interdições no trânsito, no perímetro do Parque Olímpico, em todos os dias de evento. Como por exemplo, entre 14h e 6h, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, no trecho entre a Estrada Arroio Pavuna e Avenida Salvador Allende.

Plano antigo

Em julho do ano passado, Paes havia anunciado que a cidade faria um ano de eventos diante do avanço da vacinação contra a Covid-19, mas o temor da ômicron impossibilitou a realização.

Naquele contexto, o calendário de eventos que marcaria a reabertura começaria em 2 de setembro de 2021, com um festival repleto de atividades culturais, artísticas e gastronômicas em espaços abertos.

O evento, à época, contaria com um ponto facultativo em 3 de setembro, se estendendo até o dia 5 de setembro, com apresentação de DJs na orla, campeonatos de futebol e atividades esportivas ao ar livre.

< Jovem é morto a facadas durante parada LGBTQIA+ em Niterói Campanha oferece 18 tipos de vacina; veja faixas etárias <