Autismo
Pais de autistas poderão aprender sobre o espectro em SG
Espaço, chamado de Ponto Azul, ficará disponível no CER III
O Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Neves, São Gonçalo, vai oferecer um espaço especial para os pais de autistas de todo o município a partir desta terça-feira (22). Denominado de Ponto Azul, o local vai oferecer atividades diversas, mensalmente, com a equipe multiprofissional da unidade de saúde. O objetivo, segundo a Prefeitura de São Gonçalo, é oferecer um pouco de cuidado e acolhimento a quem cuida.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a ideia do Ponto Azul nasceu da percepção e observação dos profissionais do CER III com os pais dos autistas que ficam fragilizados diante do diagnóstico dos filhos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), não possuem informações a respeito da patologia e até mesmo não encontram referência de atenção para eles. Assim, o Ponto Azul tem a pretensão de ser um espaço de atenção a esses pais com uma proposta inovadora.
“É o primeiro local da rede municipal de São Gonçalo que vai oferecer este tipo de serviço de apoio e acolhimento para os responsáveis dos autistas. E a intenção é que ele seja levado para outras unidades. Todo mês, faremos uma palestra ou atividade com os pais, que poderão trocar experiências e se ajudarem também. Cada encontro será uma proposta terapêutica diferenciada, a fim de acolher, informar, integrar e absorver as demandas desses familiares”, explicou a diretora do CER III, Micheli Samary.
Os encontros mensais oferecerão uma manhã inteira de atividades com psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeuta, psicopedagogos e equipe de enfermagem.
“Além do cunho terapêutico, o projeto também fará encaminhamentos para a rede de serviços, terá momentos de confraternização e atividades alusivas a datas específicas, como o mês do autista, dia da mulher, mães e pais, por exemplo”, informou o coordenador do CER III, o psicólogo Marcos André Torres.
A Prefeitura ressaltou que este Ponto Azul contempla os pais e mães de autistas atendidos no CER III e também usuários de outras unidades de saúde.
“Nosso desejo é que seja um ponto de referência para tantas mães e pais que necessitam de nosso serviço. Seja para um acolhimento, uma informação, um encaminhamento e até mesmo para minimizar sua angústia em não saber o que fazer com um filho autista. Cuidar de quem cuida. Este é o nosso propósito com o Ponto Azul no CER III de São Gonçalo”, finalizou Micheli.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!