Cidades

Passageiros relatam calor e atraso nas barcas em Niterói

Usuários relatam que o problema acontece, principalmente, entre os horários de 7h30 às 10h. Foto: Divulgação - Agetransp

Usuários das barcas, em Niterói, reclamaram de atraso e calor nas embarcações, na manhã desta quarta-feira (8). Segundo relatos de passageiros, os problemas aconteceram porque a concessionária, CCR Barcas, tem disponibilizado embarcações mais antigas e sem ar-condicionado nos horários de rush, principalmente entre os horários das 7h30 e 10h.

Por conta das altas temperaturas do verão, usuários relatam que têm encontrado dificuldades para fazer as viagens, apesar de atualmente a tarifa da estação Arariboia até a Praça XV custar R$ 6,30.

"Tenho ido para o Rio esses dias, péssimo, péssimo… Cheguei pingando de tanto calor. A tarifa aumenta, mas a qualidade não melhora", relatou o usuário Yan Cunha, através de uma publicação nas redes sociais.

Outros passageiros também afirmaram que ocorreram atrasos nos horários de saídas das embarcações no início desta quarta (8), informação negada pela concessionária.

"Calor e abafado, horário de rush e a CCR Barcas coloca para rodar a barca antiga extremamente suja e lotada de gente indo em pé igual um abatedouro. Para piorar ainda tem atraso em todos os horários", relatou o passageiro Leonardo Xavier.

Procurada, a CCR Barcas esclareceu que os catamarãs sociais, modelo HC 18 (Ingá, Gávea, Urca e Neves), com capacidade para até 1.300 passageiros não possuem sistema de climatização em seu projeto.

Através de nota, informou que, apesar de o contrato de concessão não prever a disponibilidade de sistema de ar-condicionado nas linhas sociais, a Concessionária trabalha para que as embarcações modelo US 2000 (Corcovado, Itacoatiara e Pão de Açúcar), com sistema de refrigeração e capacidade para até 2 mil passageiros, sejam disponibilizadas na linha Arariboia.

Segundo a concessionária, não existem embarcações fixas para linhas ou horários, uma vez que os barcos são utilizados conforme a demanda e a disponibilidade, sempre em concordância com o referido contrato. Em nota, negou também que tenha ocorrido os atrasos mais cedo.

"A CCR acrescenta que, na manhã desta quarta-feira (8), de acordo com os registros do Centro de Controle Operacional, não houve alteração no sistema de intervalos médios de 10 minutos praticado na linha Praça Arariboia x Praça XV", finalizou.

Mudança de horário

Nesta terça (7), a CCR Barcas divulgou que as medidas operacionais anunciadas pela concessionária, como alterações nos horários das embarcações, para as linhas de Niterói, Paquetá e Cocotá, serão implementadas somente a partir do dia 15 de janeiro.

Segundo a concessionária, o prazo foi estendido porque aguarda a intimação formal do Estado do Rio de Janeiro (Setrans) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) sobre a decisão judicial que autoriza a implementação das medidas.

< Seleção Brasileira se prepara para o Pré-Olímpico Sancionada lei que transferiu Coaf para o Banco Central <