Evento gratuito

Peça que destaca mulheres na história de SG será exibida na Uerj

Evento acontecerá no campus da universidade na cidade

Leitura Dramatizada de 'Tamoias Metropolitanas' será exibida na Semana Acadêmica do Curso de História
Leitura Dramatizada de 'Tamoias Metropolitanas' será exibida na Semana Acadêmica do Curso de História |  Foto: Divulgação

Um trabalho que resgata a história de mulheres gonçalenses desde 1822, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, a gravação da Leitura Dramatizada ‘'Tamoias Metropolitanas’' será exibida nesta quinta-feira (24), na Faculdade de Formação de Professores (FFP-Uerj), em São Gonçalo.

Após a exibição, que inicia às 14h, haverá, ainda, um Cine Debate, em que a produtora do projeto, a arquiteta Camila Dias Oliveira, contará como foi todo o processo, quais fontes bibliográficas utilizadas e como se deu o desenvolvimento do texto teatral.

A entrada é franca. A exibição faz parte da Semana Acadêmica do Curso de História 2023 , da Uerj. A Uerj-FFP fica na Rua Francisco Portela, 1.470, Patronato, São Gonçalo.

Leitura Dramatizada

Escrita pelas dramaturgas Suzane Silveira e Camila Dias Oliveira, a Leitura Dramatizada foi dividida em dois atos e mesclou ficção com feitos verídicos vividos por personagens célebres da cidade, como a pintora e escritora inglesa Maria Graham, a empresária madame Maria Desmarest (do Porto da Madama) e a dona de terras Maria Paula (do bairro homônimo).

A peça atravessa os séculos na contramão do apagamento seletivo e apresenta também personagens atuais relevantes do município, entre elas a pesquisadora Maria Nelma e a idealizadora do coletivo Escritoras Vivas, Yonara Costa.

O projeto teve a realização da Editora Apologia Brasil e o incentivo do edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ). Patrocínio: Governo do Estado do RJ.

Mais informações nas redes sociais:

@tamoias_metropolitanas

@cahisffp

@ffpuerjprincipal

@dchffpuerj

< Urach fala sobre trajetória e revela valor cobrado por programa Botafogo só empata no jogo de ida das quartas da Sul-Americana <