Projeto de lei

Pedágios no Rio poderão aceitar pagamento via PIX; entenda

Proposição foi aprovada na Alerj nesta quarta em 1ª discussão

Proposição ainda precisa ser aprovada em 2ª discussão na Alerj
Proposição ainda precisa ser aprovada em 2ª discussão na Alerj |  Foto: Arquivo/Enfoco

As empresas concessionárias responsáveis pela administração ou exploração de pedágios em rodovias no âmbito do Estado do Rio podem ser obrigadas a fornecer aos usuários pelo menos uma cabine com opção de pagamento com cartão de débito, cartão de crédito e pagamento instantâneo via Pix.

É o que estabelece o projeto de lei 5.622/22, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quarta-feira (22).

Leia +: Ponte-Rio-Niterói: saiba quais formas de pagamento vão valer

A norma ainda precisa passar por uma segunda votação no plenário da Casa. A proposta complementa a Lei 8.014/18, que já obriga as concessionárias a oferecerem o pagamento com cartão de crédito e de débito. De acordo com o texto, a recusa ao recebimento do valor do pedágio por meio de Pix poderá facultar ao usuário da rodovia o direito ao passe livre.

“Os pagamentos via Pix vão facilitar a vida de muitas pessoas que, por questão de segurança, não gostam de viajar transportando dinheiro em espécie. Esse sistema facilitou a vida do comerciante e cabe a nós implantá-lo na administração pública”, justificou Martha Rocha.

< Segunda dose da vacina contra dengue começa a ser aplicada no Rio Trevo da Concha Acústica leva perigo a motoristas em Niterói <