Cidades

Pedestre é atacado por pitbulls durante caminhada em praia de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Pedestre é atacado por pitbulls durante caminhada em praia de Niterói
Pescadores prestaram auxílio à vítima durante o ataque na Praia de Piratininga, em Niterói. Foto: Reprodução de vídeo

Um idoso de 77 anos ficou ferido na manhã desta segunda-feira (6) após ser atacado por dois cães da raça Pitbull, enquanto fazia uma caminhada na Prainha de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói.

De acordo com familiares, ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal) no Fonseca.

Segundo o enteado da vítima, Erb Travassos, o aposentado tem o costume de caminhar diariamente sempre no mesmo local.

"Ele sai por volta das 6h e no dia do ocorrido minha mãe estranhou a demora dele não voltar pra casa. Ela me ligou e fui procurar informações com os bombeiros que me informaram sobre o ocorrido"

Aposentado ficará 15 dias internado por conta das ferimentos sofridos. Foto via grupo Plantão Enfoco

Apesar dos ferimentos sofridos em diferentes partes do corpo e ficar internado por 15 dias, segundo a direção do hospital, o estado de saúde da vítima é considerado estável.

O enteado da vítima revela ainda que duas pessoas que testemunharam o ataque foram as responsáveis por salvar a vítima.

"Tão logo eles viram o ocorrido correram pra ajudar e tirar os cachorros de cima do meu padrasto. Eles estavam circulando livremente pelo local. Fico pensando no caso de ser uma criança, poderia não ter a mesma sorte. O dono do cão precisa ser responsabilizado"

Dois pescadores que estavam na região conseguiram ajudar a vítima e a afastar os cães, que mais tarde acabaram capturados pelos bombeiros.

De acordo com Fábio Barucke, delegado titular da Delegacia de Itaipu (81ª DP), onde o caso foi registrado, os proprietários dos cães já foram identificados.

"Ele está sendo autuado por lesão corporal e o procedimento será encaminhado para o juizado especial criminal"

Fábio Barucke, delegado da 81ª DP

Pitbull

Diogo Alves, médico-veterinário e vice-presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, explica que apesar da má reputação contra a raça Pitbull a maioria não é agressiva ou perigosa.

"Muito pelo contrário, a maioria deles são animais que não causam grandes problemas nem colocam ninguém em risco. No entanto, nem todos American Pit Bull Terrier´s, são sociáveis. Isso dependerá totalmente do tipo de educação que tiver recebido"

O especialista destacou também que a agressividade e o perigo depende de cada animal em particular e não é uma caraterística exclusiva de uma raça.

"Existem cães que possam mostrar agressividade e outros que são sociáveis. Isto depende da genética dos cães, da sua socialização, do adestramento, do cuidado que recebem dos seus donos e da forma como são tratados e controlados"

< Bolsonaro fala com presidente da Rússia sobre Sputnik V Ministro Marco Aurélio Mello aparece com curativo durante sessão <