Fiscalização

'Pente-fino' contra motos irregulares em Niterói

Força-tarefa chegou ao município na manhã desta segunda-feira

Operação é realizada na Alameda São Boa Aventura
Operação é realizada na Alameda São Boa Aventura |  Foto: Karina Cruz
 

A força-tarefa que reúne agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), policiais militares e civis realiza uma operação, na manhã desta segunda-feira (1°), na Alameda São Boa Aventura, em Niterói. A ação tem o objetivo de fiscalizar motocicletas que circulam pela cidade sem placa.

A operação, que teve início no dia 18 do mês passado na capital, já reuniu cerca de 3.800 condutores e removeu 700 motos que estavam irregulares. De acordo com o coordenador de fiscalização do Detran, Marcos Moreira, a ideia da ação é finalizar uma "cultura" de andar com motocicletas sem placas ou com placas encobertas.

"É uma operação de trânsito, uma operação integrada do governo do estado, envolvendo o Detran, o Detro, as polícias civil e militar. Então, como é uma operação de trânsito, uma operação policial, se a gente se deparar com outras infrações de trânsito, e com ilícitos penais, iremos proceder", explicou Moreira.

Segundo o coordenador, os locais da abordagem não são divulgados previamente com intuito de não informar aos motociclistas sobre a localização da abordagem. Ao pararem os pilotos, os agentes verificam a documentação, o estado da motocicleta, as placas e, caso algum problema seja detectado, os veículos são removidos.

A força-tarefa reúne agentes do Detran-RJ, do Detro, policiais militares e policiais civis
A força-tarefa reúne agentes do Detran-RJ, do Detro, policiais militares e policiais civis |  Foto: Karina Cruz
  

 O coordenador de TI, Adauto Lindo, de 39 anos, foi um dos motociclistas abordados na manhã desta segunda-feira (1°). Segundo o piloto, que estava a caminho do trabalho, esse tipo de ação visa a segurança e, como seu veículo estava em dia, não teve o que temer.

"Fui abordado indo para o trabalho. Eu acho isso muito bom para a nossa segurança, tanto seguro de assalto, de outro tipo de delito utilizando moto, como seguro no trânsito né, porque é um veículo perigoso. Então a gente precisa estar em dia, pneu em dia", ressaltou o motociclista.

< Morre homem que matou e desfigurou rosto de esposa no Rio Luciano Bivar desiste de candidatura à Presidência <