Cidades

Perigo na Serrinha, que liga Niterói a Maricá: 'Esburacada e sem sinalização'

Imagem ilustrativa da imagem Perigo na Serrinha, que liga Niterói a Maricá: 'Esburacada e sem sinalização'
|  Foto: VITORSOARES
Motoristas alertam para perigo na rodovia. Foto: Vítor Soares

Motoristas que trafegam pela RJ-102, também conhecida como Estrada da Serrinha que liga Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, ao distrito de Itaipuaçu, em Maricá, enfrentam asfaltamento desnivelado, buracos e pinturas que dividem as pistas apagadas ao longo da travessia. A rodovia, que possui um mirante na divisa dos municípios, é alvo de denúncias de má conservação há mais de um ano.

Em março de 2020, a Prefeitura de Niterói prometeu revitalização e anunciou a contratação de uma empresa que realizaria o projeto básico da obra com investimento de R$ 239 mil. A obra ainda previa a implantação de rede de drenagem, calçadas, iluminação e pavimentação entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, e a Serra da Tiririca, no entanto a má conservação na estrada ainda é um problema recorrente.

Para o motorista e morador de Piratininga, Jonathan Martins, de 32 anos, que trafega toda semana pelo local, a má conservação da pista é preocupante devido ao perigo constante de acidentes.

“Eu passo pelo local praticamente todos os dias a trabalho e também aos fins de semana porque a família da minha esposa mora em Itaipuaçu e já presenciei vários acidente. Às vezes a prefeitura vai tapar uns buracos e na semana seguinte está tudo ruim de novo, ou seja, não há manutenção adequada”, contou.

Já do lado de Maricá, os buracos principais são encontrados próximo à divisa com a cidade vizinha. Segundo o entregador Diogo Medeiro, os piores trechos ainda são do lado de Niterói.

"Depois que passa o mirante, e a pista em Maricá começa melhora um pouco, mas ainda não é adequada, pode com certeza melhorar. Essa má conservação é um descaso com a gente, que paga os impostos”, desabafou.

Respostas

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) concluiu o projeto básico para obras na Estrada da Serrinha e o processo para a liberação do edital de licitação passa pelos trâmites dos órgãos de controle interno da prefeitura. A previsão é que as intervenções sejam iniciadas no primeiro semestre de 2022.

A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), informou que o serviço de manutenção da via será executado neste domingo (24).

Já o Departamento Estadual de Estradas do Rio (DER-RJ) informou que vai realizar o serviço de manutenção de pavimento na RJ-102 nos próximos dias.

“Vale lembrar que a logística deste tipo de intervenção só é possível em condições de tempo estável e o clima na região anda bastante chuvoso. Com isso, a massa asfáltica não tem aderência ao pavimento e os trabalhos são adiados, se necessário, para o próximo dia de tempo bom”, informaram em nota.

< Niterói assina protocolo para atender famílias de policiais vitimados e feridos Meia do Vasco é eleito o jogador do mês na Série B do Campeonato Brasileiro <