Cidades

Pescadores que resgataram gato da Baía de Guanabara serão homenageados

Imagem ilustrativa da imagem Pescadores que resgataram gato da Baía de Guanabara serão homenageados
Felino caiu da altura da Grande Reta da Ponte Rio-Niterói e foi resgatado pelos pescadores. Foto: rede social

Os pescadores que resgataram o gato que caiu da Ponte Rio-Niterói na manhã deste domingo (15) vão receber uma homenagem do Governo do Estado.

Alexandre da Silva Duarte e Vagner Rodrigues Pinheiro conseguiram pegar o felino das águas da Baía de Guanabara depois que ouviu o barulho do impacto do animal com a queda. Eles devem receber uma placa das mãos do secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz. O evento deve contar ainda com a presença do governador do Rio, Cláudio Castro (PL).

A premiação vai acontecer dentro do projeto 'Estado amigo dos animas', concurso que conscientiza sobre adoção de animais. O evento deve acontecer nesta terça-feira (17), às 14h. O programa é uma iniciativa da
subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, RJPET.

"Gostaria de parabenizar, em nome do Alexandre, a todos aqueles que lutam por todos os animais abandonados no estado do Rio de Janeiro. Quando você homenageia alguém, vira um espelho pra nossa atuação e não só eu, como o governador, entendemos como uma extensão da sociedade, nos colocando sempre à disposição e parabenizar atitudes como essa. É incrível o número de pessoas que estão nessa causa e temos que ajudar nessa corrente do bem", comenta o secretário da pasta, Marcelo Queiroz.

Logo que resgatou o animal, o pescador anunciou a doação nas suas redes sociais, conseguindo uma pessoa para adotá-lo.

Em nota, a Ecoponte, concessionária que administra a via, informou que o felino caiu no trecho da pista sentido Niterói, na Grande Reta e que segue à disposição das autoridades policiais para ajudá-las a identificar o que possa ter ocorrido ao felino.

A empresa diz ainda que toda vez que um animal é localizado na Ponte, equipes da concessionária chegam a interditar os dois sentidos da rodovia para resgatá-lo. Os animais resgatados na Ponte são encaminhados para avaliação de um veterinário, e caso seja necessário, a concessionária disponibiliza todos os cuidados para contribuir com a recuperação plena da saúde do animal.

A Ecoponte esclarece ainda que abandono de animais em vias públicas caracteriza crime ambiental, ocorrência que deve ser conduzida pelas autoridades policiais. A empresa finaliza dizendo que, até o momento, não há localização sobre veículos que tenham parado no acostamento da via ou bloqueado o trânsito, mas que as câmeras estão sendo analisadas.

A Polícia Civil foi procurada a respeito do caso e disse que vai apurar o ocorrido.

< Covid-19: pessoas com mais de 18 anos vacinadas nesta semana em Niterói Não há registro de brasileiros no Afeganistão, diz Itamaraty <