Cidades
Pestalozzi de Niterói celebra 70 anos de fundação
Os 70 anos de fundação da Associação Pestalozzi de Niterói serão comemorados na próxima segunda-feira (3), às 10h, com uma solenidade no ginásio de esportes da instituição, em Pendotiba. Na ocasião, funcionários que há mais de 20 anos se dedicam à instituição serão homenageados. A Pestalozzi receberá, ainda, a Medalha Tiradentes por iniciativa do deputado estadual Comte Bittencourt e uma moção de Aplausos da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Paulo Bagueira.
O atual presidente, José Raymundo Martins Romeo, afirmou que será uma homenagem "simples e singela" e completou que "servirá para marcar essa data de uma importante instituição que já deixou a sua marca na história da luta pelos direitos da pessoa com deficiência no país".
A solenidade será aberta aos alunos, pacientes e seus responsáveis, além de funcionários da instituição. No dia 13 de dezembro, a Pestalozzi fará a sua tradicional festa de chegada de Papai Noel com a distribuição de presentes a todos os seus assistidos. O evento marcará o encerramento do ano letivo dos alunos da escola especializada. A instituição também está sendo homenageada pela ONG Niterói Mais Humana, presidida pela primeira-dama do município, Fernanda Sixel.
A Pestalozzi de Niterói está localizada no bairro do Badu, na Região de Pendotiba. Possui sede própria e é credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) com atendimento nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Mantém uma escola especializada que atua na educação especial de mais de uma centena de crianças e jovens, além de uma Oficina de Órtese e Prótese que disponibiliza equipamentos como cadeira de rodas, andadores e produz órtese e prótese para moradores de 55 municípios do estado do Rio.
História
Fundada em 1948, sob a inspiração e liderança da educadora Helena Antipoff (25/03/1892 – 09/08/1974), a Associação Pestalozzi de Niterói foi a terceira a ser criada no país. A primeira em Minas Gerais, na Fazenda do Rosário, local onde Helena Antipoff viveu até a sua morte; a segunda no Rio de Janeiro, denominada Pestalozzi do Brasil, e, logo em seguida, a Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro, hoje, Associação Pestalozzi de Niterói.
A Associação Pestalozzi de Niterói, além de cumprir suas finalidades básicas de promover a ampliação de políticas públicas quanto ao atendimento à pessoa deficiente, também oferece serviços de educação, saúde e reabilitação à comunidade.
Diversas foram as homenagens recebidas pela Pestalozzi de Niterói, não só pela qualidade de sua atuação mas também pelo valor filosófico-ético-profissional de muitos de seus funcionários, o que lhe conferiu a outorga de prêmios, como o Prêmio Direitos Humanos, outorgado pela Presidência da República, como também reconhecimentos da UNESCO, da Rehabilitation International, da Asociacion Internacional del Nino, quanto à contribuição técnico-científica de alguns de seus colaboradores.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!