Tragédia das chuvas
Petrópolis ultrapassa a marca de 200 vidas perdidas
Defesa Civil segue em ação intensificada na cidade
A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, atingiu a marca de 204 mortes em virtude das graves ocorrências ocasionadas pelo forte temporal que atingiu a cidade na última terça-feira (15). A Prefeitura disse que segue nesta quarta-feira (23), em mais um dia de operações de buscas pelo Corpo de Bombeiros com atendimento a pessoas e recuperação das áreas afetadas pelo temporal da semana passada.
Entre as regiões mais afetadas estão as áreas do Alto da Serra (Morro da Oficina), Sargento Boening, Vila Felipe, Rua Itália e Caxambu. A equipe técnica da Polícia Civil ainda faz a análise de DNA para os despojos encontrados durante as buscas.
A Defesa Civil segue em ação intensificada, em conjunto com agentes de todos os setores do Governo Municipal e ainda com o suporte de órgãos das esferas Estadual e Federal, para o atendimento a ocorrências e realização de vistorias em regiões afetadas. Até o momento, quase 1800 ocorrências foram registradoas por toda a cidade, sendo as regiões do primeiro distrito as mais prejudicadas.
A maioria dos casos é por deslizamentos. Com reforço no efetivo, a Defesa Civil segue com a realização de vistorias globais por áreas afetadas e intensifica a realização de laudos detalhados, pontuais para cada caso. Até o momento, mais de 500 Registros de Ocorrências foram encaminhados para as equipes técnicas.
A Secretaria de Assistência Social segue no atendimento as 811 pessoas que estão acolhidas em 13 pontos de apoio mantidos pela Prefeitura. O órgão ainda presta o suporte a pessoas que estão em locais alternativos, estruturados pelas comunidades, para receber as pessoas que tiveram que sair de suas casas em áreas de risco.
Todos os órgãos do governo, as secretarias de Obras, de Serviço, Segurança e Ordem Pública, Assistência Social, Saúde, Educação, Administração, Planejamento, além da COMDEP e CPTrans seguem com todos os esforços para o restabelecimento da cidade.
A Defesa Civil segue ainda com a equipe de monitoramento meteorológico em tempo integral, acompanhando as condições do tempo para o município. Para esta quarta-feira (23), há a previsão de pancadas de chuva moderada para os períodos nada tarde e noite.
Avisos por SMS, grupos de comunicação por aplicativo e alertas por acionamento de sirenes podem ser emitidos para comunicar a possibilidade de chuva de maior intensidade. A Defesa Civil orienta a população que fique atenta aos alertas que podem ser enviados e ao sinal de emergência, que liguem para o 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!