Obrigatório

Pets vão receber microchips neste final de semana em Niterói

Microchipagem será feita em 100 animais gratuitamente

Além do microchip, que é a identificação permanente, a prefeitura distribui uma medalhinha de identificação com QRCode
Além do microchip, que é a identificação permanente, a prefeitura distribui uma medalhinha de identificação com QRCode |  Foto: Divulgação
 

A segunda edição da ExponitPet 2023, feira de negócios Pet e Vet de Niterói, começou neste sábado (7) e vai até amanhã, domingo (8), das 10h às 18h, no Caminho Niemeyer, em Niterói.

Neste ano, a Prefeitura de Niterói está oferecendo a microchipagem de 100 animais gratuitamente, em parceria com o Centro de Controle Populacional dos Animais Domésticos (CCPAD), órgão da Secretaria de Meio Ambiente, no Castramóvel, que também está no local. A ExponitPet oferece palestras sobre casos de sucesso, com orientações de veterinários sobre doenças nos animais de estimação. A entrada é gratuita. 

Além do microchip, que é a identificação permanente, a prefeitura distribui uma medalhinha de identificação com QRCode para ser colocada na coleira do pet que identifica o animal. Todo o processo de cadastro e localização é realizado de forma simples e informatizado através de um celular.

O coordenador do CCPAD, Marcelo Pereira, explica que a microchipagem facilita a identificação do animal. 

“A utilização do microchip veio para revolucionar o método de identificação que antes se limitava apenas ao nome e telefone nas plaquinhas junto as coleiras dos animais, com a tecnologia do microchip dados são armazenados em sistemas informatizados e assim há a possibilidade de abastecer esses sistemas com um número bem maior de informações como nome, raça, vacinas aplicadas e, o mais importante, todos os dados que identificam o tutor daquele animal, como identidade, endereço, CPF, dentre outros.”, explica Marcelo Pereira.

Em outubro, completa um ano do projeto de implantação de microchip nos animais que passam pelo processo de esterilização cirúrgica no CCPAD e no Castramóvel da Prefeitura de Niterói. Desde então, mais de 3.000 animais da cidade foram beneficiados com o projeto.

A identificação por meio de microchip para animais é uma das principais estratégias da Prefeitura para fazer frente ao abandono e, ainda, recuperar os animais perdidos de seus tutores. A microchipagem é feita por etapas. Inicialmente a primeira etapa do programa está atendendo os animais que passam pelo serviço de castração da prefeitura de Niterói. A microchipagem dos demais animais será feita gradativamente.

“A implantação do microchip no animal é um procedimento simples, que pode ser feito no consultório veterinário pois se assemelha a aplicação de uma vacina, mas com a vantagem de ser um método de identificação do animal seguro e que comporta mais informações do animal e do tutor, fato que auxilia muito nos casos de fuga, furto ou abandono dos animais”, declara a médica veterinária Fernanda Campista. 

Carla Vitória Halfeld, moradora de Niterói e usuária do serviço, é dona de uma gata e aprovou a medida.

“Quando soube que meu animal seria microchipado após a castração, fiquei muito feliz, pois sabia que ele teria um excelente método de identificação que vem sendo usado em vários países”, disse Carla Vitória.

ExponitPet

A ExponitPet acontece neste sábado e domingo. Entre as atividades no local, o espaço terá expositores e microempresários da linha pet. 

A praça de alimentação oferece de hambúrguer a cerveja artesanal e as crianças poderão brincar durante o passeio com os personagens vivos da Patrulha Canina. Também haverá desfile de fantasias pet.

A presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Barbara Siqueira, destacou que esta edição da ExponitPet promete ser um sucesso como a primeira edição.

''Para nós é um imenso prazer sediar a maior feira de negócios pet do Rio de Janeiro. Não tenho dúvidas que será um grande evento. Serão dois dias repletos de atividades para toda a família, palestras, concursos de beleza, desfile e demonstração de adestrados e adoção de animais, além de brinquedos para as crianças, área de alimentação, food-trucks, entre outras atrações”, explicou Barbara Siqueira.

Doação – Os organizadores pedem a colaboração dos visitantes com a doação de 1 kg de alimento para pet, a ser recebida por representantes do projeto “Adote Niterói”, na entrada do Caminho Niemeyer. O projeto traz o conceito de contribuir com a causa animal divulgando pedidos de ajuda para animais abandonados e na adoção de animais resgatados em Niterói e regiões adjacentes.

< Homem é baleado durante tiroteio no Morro do Jordão Paes alerta a população sobre temporal neste sábado, no Rio <