Cidades

Policlínica fechada no Barreto surpreende pacientes

Casa de saúde fechada nesta quinta (1º) para seminário interno. (Foto: Alex Oliveira)

Com as portas fechadas nesta quinta-feira (1º) a Policlínica Regional Doutor João da Silva Vizella, no Barreto, Zona Norte de Niterói, não atendeu, mesmo em meio a semana, em razão de um seminário interno de avaliação e planejamento de ações oferecido aos profissionais que atendem no espaço. 

Aviso deixado por funcionários na entrada da unidade. (Foto: Alex Oliveira)

Em razão disso, um cartaz foi colado na entrada principal, informando a impossibilidade dos pacientes usufruírem dos serviços oferecidos pela unidade pública municipal - o que gerou estranheza para quem circulava pela região.

Pelas redes sociais, um paciente que procurou pelo ambulatório no decorrer do dia reclamou da medida adotada.

Além do mais, uma moradora da região, que decidiu se identificar apenas como Renata, disse que não entendeu o aviso repentino grudado no portão da clínica. Ela também argumentou que sempre leva o seu filho ao local. 

“Achei estranho quando passei aqui e vi a folha com os dizeres. Eu acho que eles deveriam fazer o seminário em um horário após o expediente, ou até mesmo durante um sábado. Dessa forma, não prejudicaria tanto a população. Se o meu filho precisasse de algum atendimento hoje, por exemplo, não teria como”, declarou.

Procurada, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói explicou que a conferência é um procedimento rotineiro previamente comunicado aos usuários.

“Não houve prejuízo aos atendimentos, pois as consultas e exames são agendadas e não tiveram marcação para o dia de hoje devido a programação”, completou através de nota.

Ainda conforme a FMS, as capacitações são práticas comuns da rede de atenção básica e o objetivo de atividades como essas é de fortalecer e qualificar a capacidade técnica e operacional das policlínicas.

A FMS esclareceu ainda que existem outras unidades na região, entre Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Programa Médico de Família que funcionaram normalmente.

< Alerj considera efetivo insuficiente de policiais na BR-101 Flordelis entra na mira da Polícia de Niterói <