Logo Enfoco


    Ato

    Políticos e sindicatos se unem para retomar indústria naval no Rio

    Evento aconteceu nesta segunda-feira (25)

    Publicado 25/03/2024 às 21:19 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O evento foi liderado pelo prefeito de Niterói, Axel Grael
    O evento foi liderado pelo prefeito de Niterói, Axel Grael |  Foto: Divulgação

    Nesta segunda-feira (25), lideranças políticas e sindicais participaram de um ato simbólico de lançamento do manifesto em defesa da retomada de empregos da indústria naval e petróleo e gás no estado do Rio. 

    O evento foi liderado pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, e o ex-prefeito e atual secretário executivo, Rodrigo Neves. O ato destacou a preocupação com a perda de milhares de postos de trabalho devido ao declínio da indústria naval na região.

    "Estamos fazendo um esforço de formação. Temos um cluster naval que envolve toda uma cadeia produtiva de fornecedores e serviços. Precisamos fazer com que a cadeia produtiva seja retomada. Estamos fazendo nossa parte há uma década para o fortalecimento da indústria naval com as obras de dragagem. Sabemos da importância dessa obra", afirmou Grael, que destacou a obra de dragagem do Canal de São Lourenço, anteriormente de responsabilidade do Governo Federal.

    O consórcio vencedor da licitação será composto pelas empresas DTA Engenharia Ltda e SK Infraestrutura Ltda, com um investimento previsto de cerca de R$ 138 milhões e uma estimativa de conclusão em até 15 meses.

    Já Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo, ressaltou a urgência de revitalizar a indústria naval, especialmente diante da demanda existente e do potencial humano qualificado disponível na região.

    "Estávamos vivendo uma tragédia na área naval. Esse ato é de extrema importância. Não é possível que um país que tem uma Petrobras, que produz quase 5 milhões de barris de petróleo por dia, esteja contratando navios na China e Singapura. Mas estamos lutando juntos e vamos conseguir retomar esse segmento", concluiu Neves. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Barbosa é quarto ex-chefe da Polícia Civil a ser preso no Rio

    Próximo artigo
    >

    Correios irão atender a serviços da Caixa; entenda

    Relacionados em Cidades