Cidades
Poluição mata tartarugas na Praia de Icaraí
Quem passou pela Praia de Icaraí, em Niterói, nesta quarta-feira (1º) foi surpreendido pela triste imagem de tartarugas mortas na faixa de areia. Pelo menos dois corpos de animais foram flagrados no trecho próximo a pedra da Itapuca.
Um frequentador da praia registrou o momento em que os corpos começaram a surgir na areia.
Segundo a bióloga marinha e coordenadora do projeto Aruanã, Larissa Araújo, corpos são de tartarugas verdes, comuns no litoral, principalmente por se alimentar de algas presas nas pedras.
De acordo com a bióloga, a poluição entra como a principal causa da morte dos animais.
“Consumo de poluentes ou materiais presos nos corpos, estão entre os principais motivos da mortandade das tartarugas. Esses animais são comuns na orla por buscar alimentos em locais rochosos”, explica a especialista.
Sobre o surgimento da espécie na praia nos últimos meses, Larissa esclarece que não se trata de ‘surgimento’, a espécie sempre esteve presente.
“As tartarugas sempre estiveram na orla, a visibilidade é que muda dependendo das condições do mar. Se a influência das mares permite a água mais transparente a chance de visibilidade é maior. Isso não tem qualquer relação com a qualidade da água”, revela a bióloga.
Além da poluição a morte dos animais, segundo a especialista, também pode ser resultado de redes de pesca enroladas nos animais, ou acidentes envolvendo embarcações.
Poluição
Segundo os boletins divulgados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), desde o mês de janeiro a Praia de Icaraí se manteve quase que diariamente imprópria para condições de banho de mar, assim como as praias de São Francisco e Charitas, todas compõem a Baia de Guanabara.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!