Cidades

Praça do entulho e abrigo para moradores de rua em São Gonçalo

Publicada às 13h45. Atualizada às 18h20.

Imagem ilustrativa da imagem Praça do entulho e abrigo para moradores de rua em São Gonçalo
|  Foto: Foto: Karina Cruz
A praça deixou de servir de lazer e se tornou abrigo de pessoas em situação de rua. Foto: Karina Cruz

A Praça Leonel Brizola, no bairro Colubandê, virou alvo de denúncias e reclamações de moradores de São Gonçalo. Isso por conta do estado de abandono nos últimos anos. Em 2012, a praça contava com chafariz, brinquedos e aparelhos de ginástica, mas nove anos depois o cenário está em completamente diferente.

De acordo com frequentadores, o espaço deixou de servir para lazer e deu lugar a abrigo de pessoas em situação de rua. Inclusive como depósito de material e entulhos.

O vendedor Luiz Claúdio, de 47 anos, explica que o abandono prejudica a população gonçalense e atrapalha comerciantes locais.

"Quando inaugurou tinha até capoeira. Eu vinha, mas abandonaram tudo! Às vezes a gente quer trazer crianças, quero trazer meus netos para brincar e não tem como. Dia de domingo mesmo, que é folga, não temos onde ir. Fora que a população fica com medo, por causa da falta de segurança aqui"

A comerciante, Aleir de 70 anos, que atua com vendas na região há seis anos, conta que a única vez que viu a praça revitalizada foi em 2012.

"Já ouvi vários relatos de assalto aqui, porque quando as pessoas saem para trabalhar e pegar o ônibus aqui, por volta de 5h, é muito perigoso. Além disso, as crianças não tem lazer, agora em época de férias não tem um brinquedo. Eu lembro que a praça tinha até chafariz"

Alternativa

Vereador de São Gonçalo, Romário Regis (PCdoB) destaca como alternativa, a reforma da praça com parte dos recursos gerados ao município a partir do leilão de concessão da Cedae.

"A gente tem feito um debate sobre uso do dinheiro da Cedae, para que seja priorizada a infraestrutrua das praças públicas e suas reformas, como a do Colubandê, Chico Mendes, em Alcantâra e a do Gradim"

Em relação a segurança, o comandante do Batalhão de São Gonçalo (7ºBPM) informa que o patrulhamento é feito diariamente no local, assim como em outros bairros da cidade.

"O patrulhamento na região é atendido por efetivo de Grupamento de Ações Táticas (GAT), além de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), nosso trabalho é previnir e garantir a integridade física das pessoas. Agora, com essas denúncisa de assaltos iremos intensificar o policialmente na região".

Aristheu Lopes, comandante do 7º BPM

Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo informou que vem realizando uma série de obras e reformas nas praças do município. Segundo o órgão, já foram contempladas as praças Zé Garoto, Trindade, Ex-Combatentes, Bandeirantes, das Pedrinhas, além de áreas de convivência como a Rua Salvatori, Espaço Raul Veiga (em execução).

Em relação ao Colubandê, o Executivo afirmou que todo o bairro está passando por intervenções e a revitalização da praça está no cronograma de obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

< Profissional de saúde preso por abusar de deficientes mentais em sanatório no Rio Anitta e Pedro Sampaio lançam clipe que parou Belém: 'No Chão Novinha' <